Sobre a ASERG 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Abandono

Diversos casos de abandono e tentativas de abandono entre Janeiro e Abril de 2008.

Em apenas um dia (04/01/2008) houve três tentativas de abandono no portão do Rancho dos Gnomos.

Logo cedo uma garota amarrou um cão filhote em uma árvore próxima ao Rancho e ia partindo em retirada, quando foi vista por um de nossos funcionários que logo avisou o Marcos. A história era a seguinte: a avó da garota pediu para a neta levar o cão até o Rancho dos Gnomos para ser doado, já que o seu marido não o queria. Sem mais nem menos, a neta achou que resolveria o problema abandonando o pobre cão amarrado em uma árvore e deixando essa responsabilidade para outras pessoas.


O Marcos acompanhou a garota até a sua casa e conversou com a sua avó, que contou não ter pedido para abandoná-lo e sim para saber se a ONG aceitaria o animal. Felizmente no final de tudo, a avó ficou com o animal e  chamou a atenção da neta por ter agido dessa maneira.

---

Não muito tempo depois, uma mulher amarrou um cão de porte grande no portão do Rancho dos Gnomos, e também já ia se retirando do local, quando foi vista pelo o nosso diretor Mirim, Wilton. Ele relatou que a mulher se assustou quando o viu, e disse que estava amarrando-o, mas que não iria abandoná-lo. ( Me engana que eu gosto!)
Enfim, desculpas para o abandono não faltam. Após coletar os dados dela, e registrar a cena, ela disse que queria “doá-lo”, pois era muito bravo com as visitas e vivia escapando, mas que tinha “dó” de abandoná-lo, e queria que alguém ficasse com ele.




Situações como essas nos deixam ainda mais alertas quanto ao surto de abandono na região.

---

Para fechar o dia, depois de um cão ser quase abandonado por ser considerado bravo, um munícipe bate à porta do Rancho querendo entregar o seu cão, pois este era “manso demais”. Dá pra acreditar? Seria cômico se não fosse trágico!
Sugerimos uma troca de cães, mas o cidadão  “dono” do cão manso, disse que já tinha outro cão destinado a ficar no lugar do “descartado”.



---

Dia 14/01/2008, um carro parou na frente do Rancho com dois gatos adultos dentro de uma caixa telada. A intenção obviamente era descartar os animais. Em todos os casos de tentativa de abandono, informamos as pessoas que o abandono de animais é crime, e que cada um deve arcar com a sua responsabilidade.




---

Não é só na porta do Rancho que os animais são abandonados. Alguns munícipes também acordam e encontram alguns “presentes” deixados em suas portas. Neste caso, dia 15/01/2008, uma senhora nos pediu ajuda para uma cachorra com 10 filhotes recém-nascidos que foram abandonados na sua porta. Essa é a história contada por ela, mas após analisar a situação, percebemos que o animal e os filhotes “pertenciam”  a esta senhora, é incrível o que inventam para livrar-se de suas responsabilidades.




---

Ainda sobre esse problema, outra munícipe no dia 25/02/2008 veio ao Rancho na tentativa de doar um filhote que supostamente também fora abandonado em seu quintal.



Infelizmente não podemos arcar com todos os casos.

O abandono de animais é uma realidade cruel e, a conscientização das pessoas agregada a políticas públicas eficazes, é o único caminho para resolver essa questão social.

----

Dia 30/01/2008 um cidadão queria doar o seu cão mestiço de Dálmata para o Rancho dos Gnomos. O motivo alegado era a reforma em sua casa e o cão não tem mais lugar em seu quintal... nem em seu coração (se é que algum dia já esteve lá).

---

Dia 01/01/2008 um senhor também tentou descartar uma ninhada de gatinhos na porta do Rancho dos Gnomos. A mãe morreu, e ele não queria os filhotes.



---

Dia 12/02/2008, três gatinhos recém-nascidos foram abandonados no portão do Rancho enquanto todos dormiam. Infelizmente após alguns dias, todos vieram a óbito devido à desnutrição severa.

---

Dia 27/02/2008 um jovem veio ao Rancho para “doar” os 4 filhotes recém-nascidos de sua gata. Também pediu informação sobre castração.



---

No mesmo dia, um grupo de jovens comunica o Rancho sobre um Husk Siberiano que estava amarrado a uma árvore próxima, abandonado. Os jovens se sensibilizaram e buscaram ajuda para ele.

 

O cão estava visivelmente descuidado, com uma bicheira nas costas e machucados nas orelhas.



A veterinária do Rancho, Dra. Kelli Spitaletti, atendeu o animal e fez os procedimentos necessários.

Infelizmente o Rancho dos Gnomos não comporta mais cães que são constantemente abandonados na região.  

---

Dia 08/03/2008 um munícipe apareceu no portão do Rancho querendo entregar o seu cão, pois este latia muito e os vizinhos estavam incomodados, além do animal estar doente (tumor em um dos testículos). Orientamos  para que levasse o animal em um veterinário, pois, ele necessitava urgente de cuidados.




---


Dia 12/03/2008 outro cidadão querendo entregar o seu cão da raça pit-bull:



---

Dia 19/03/2008 foi a vez de uma senhora “deixar” seus dois cães em nosso Santuário por motivos de mudança para outro estado.



---

Dia 20/03/2008 uma senhora também veio à procura de um lar para um Rotweiller que ninguém mais queria após a morte da "dona", sua ex-patroa.

Infelizmente esse é o dia-a-dia do Rancho dos Gnomos: inúmeros casos de tentativas de abandonos, e inúmeras desculpas para o descarte dos animais.
 

Se você se interessou por algum desses animais  entre em contato conosco através do nosso e-mail ranchodosgnomos@uol.com.br

Lembrando que o Rancho dos Gnomos não fica com estes animais, mas conscientiza essas pessoas sobre o problema do abandono no município, e o que se deve fazer para evitá-lo: castração é a solução!
 

 

anterior        Página Inicial          próxima