Sobre a ASERG 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Enriquecimento Ambiental

Uma das atividades à qual a equipe do Rancho dos Gnomos tem se dedicado com freqüência é o Enriquecimento Ambiental, cujo principal objetivo é criar um ambiente de entretenimento que estimule a cognição dos animais e que, ao mesmo tempo, pareça-se com seu habitat natural.

Os responsáveis por essas atividades são Marcos e Daniel, este último voluntário do Rancho e estudante de Biologia, que recebeu de presente um curso de enriquecimento ambiental patrocinado por Claudia Rimini, uma de nossas maiores colaboradoras. Merecem destaque alguns dos últimos trabalhos que foram realizados com o leão Will, araras e quatis.

Will
(provisório):  Foi desenvolvida uma enorme bola com cordas de bombeiros, palha seca e folhas. A bola foi jogada no recinto de Will, que se divertiu muito com seu novo brinquedo. Na hora em que a bola caiu em sua frente, o leão não hesitou um segundo e pulou sobre a mesma, carregando-a para longe. Rolou, mordeu e bateu até que a bola se espatifasse na sua frente. Essa brincadeira durou por volta de 20 minutos.

Araras
(definitivo):  Dois troncos foram colocados em forma de cruz no meio do recinto das araras. No tronco que ficou atravessado, foram feitos pequenos furos para afixar diversos galhos finos com frutas espetadas. Ao todo, eram mais de 50 espetinhos com diversos tipos de frutas. Assim como o leão Will, as araras se deliciaram com seus novos brinquedos. Os espetinho foram destruídos por elas em cerca de meia hora, tempo suficiente para comerem todas as frutas.
Em outra ocasião, diversas pinhas com frutas espetadas também foram penduradas em galhos, estimulando assim o interesse das aves.







Quatis
(provisório):  Foram utilizadas caixas de papelão forradas de folhas secas, frutas e tenébrios. A caixa é amarrada e pequenos furos são abertos para que os animais possam sentir melhor o cheiro e terem um local por onde possam abrir a caixa. Esse tipo de enriquecimento é muito bem aceito pelos quatis, que se divertem por muito tempo até destruírem toda a caixa, espalharem todas as folhas pelo recinto e, claro, comerem todas as frutas e os tenébrios.




Leões (provisório): Um grande tambor com feno foi colocado no meio do recinto dos jovens leões, estimulando atividades físicas e muito divertimento.



Também foram colocados blocos de feno para eles.



Tigre (provisório): Assim como os leões, o tigre Bengalinha também ganhou um bloco de feno para se exercitar e se divertir.


Confiram um pequeno vídeo sobre o trabalho de Enriquecimento Ambiental feito com os quatis e com as araras.

(Clique na imagem para abrir o vídeo no seu player padrão)

Duração: 0:02:33 / 384kbps



E, para os Associados do Rancho, um vídeo especial de 5 minutos dos leões brincando com o tambor e do tigre com o feno. Acessem a Área do Associado e não deixem de conferir!

 

 

anterior        Página Inicial          próxima