Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Atividades

Translocação de pássaros pretos em Cândido de Abreu/PR

   

        No mês de setembro de 2003, dentre diversas apreensões de animais recebidas pela ASERG, recebemos da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo uma apreensão de 159 aves da fauna silvestre, mais especificamente de pássaros pretos (Gnorimopsar chopi).

        Infelizmente muitas dessas aves já chegaram à ASERG em óbito, outras muito machucadas, mutiladas... resultado do macabro tráfico de animais silvestres que assola o mundo todo, em especial o país de maior biodiversidade do mundo, nosso país, tráfico que resulta na terceira maior economia ilegal, perdendo apenas para o tráfico de drogas e comércio armamentista.

        Após tratamento e recuperação das aves remanescentes na sede da ASERG, estudo de local de sua ocorrência e da viabilidade de sua soltura (tecnicamente conhecida como translocação), sem que danos fossem causados às aves assim como ao ambiente local, a equipe técnica da associação, composta de biólogos e veterinários, optou por sua soltura e conseqüente reintegração ao ambiente natural.

        Assim, entre os dias 18 e 21 de janeiro de 2004 a equipe da ASERG acompanhada pela Polícia Federal/SP (DELEMAPH) viajou com dois veículos especialmente adaptados para o trabalho até o Município de Cândido de Abreu, Paraná, para realização de translocação de 40 indivíduos da espécie Gnorimopsar chopi (pássaros pretos) na Fazenda Cabriuzinho, propriedade particular. 

        Uma análise biológica constatou que a citada fazenda está de acordo com as características típicas de habitat da espécie, com vegetação de campos com árvores espaçadas, pastos e remanescentes de mata onde a espécie em questão é costumeiramente avistada (SICK, 1997), fato este observado no local.

        A propriedade particular também possui riachos e pequenas lagoas, além de diversas fontes alimentícias naturais e artificiais, como, por exemplo, várias plantações de sementes e frutos por toda região, plasticidade observada por diversos autores na literatura ornitológica em habitats com intervenção humana.

        As aves foram transportadas e acondicionadas em uma caixa de madeira (comportada na viatura da Polícia Federal) com ventilação adequada e sistema de porta guilhotina em três das quatro laterais, sendo que duas destas possuíam além da proteção de madeira, a fase telada, sendo possível, horas antes da soltura, uma melhor ambientação dos animais. Durante este período de ambientação, os animais receberam água com sais minerais e alimento ad libitum.

        No percurso São Paulo/Paraná, período de ambientação e momentos antes da soltura, as aves tiveram o acompanhamento de um biólogo e de uma médica veterinária, ambos profissionais da ASERG e possuidores de conhecimentos técnicos para tal mister, verificando-se que todas as aves apresentavam plenas condições para serem libertadas.

        Após a soltura as aves foram acompanhadas com o auxílio de binóculos, verificando-se que no crepúsculo o grupo já havia encontrado abrigo e no dia seguinte permaneciam na área, alimentando-se e emitindo a vocalização típica da espécie, demonstrando assim um comportamento de rápida adaptação.

        O objetivo da ASERG foi totalmente alcançado, ou seja, 40 indivíduos de pássaros pretos foram positivamente reintegrados ao seu habitat natural, condizendo fielmente às finalidades estatutários da associação.

        Participaram do processo e do evento: Silvia Pompeu - presidente da ASERG, Marcos Pompeu - tesoureiro da ASERG, Renata de Freitas Martins - jurídico da ASERG, Sandro Secutti- biólogo, Cláudia Araújo Oliveira - veterinária, Biga - fotógrafo, Ivan - cinegrafista e os agentes da Polícia Federal/SP (DELEMAPH) - William Lopes de Souza, Edgar Lopes da Costa Neto e Márcio Garcia Oiticica. 

 

Viva a tão almejada liberdade!

 

anterior        Página Inicial          próxima