Momentos do Rancho on line

O Boletim do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

Página Inicial do Site

  Boletim nº 30

janeiro a junho de 2009

 

 

Delicados procedimentos:

 

Em 30/01/2009, a pastora alemã atropelada e ajudada pelo o Rancho dos Gnomos também passou por um procedimento de limpeza de sua patinha. Veja sua história coberta por este boletim na página de S.O.S, clicando aqui!

 

 

Em 13/02/09, nossa querida leoa Harama (relembre sua história aqui!) teve que passar por um procedimento muito delicado.  Devido um Carcinoma na língua, a veterinária Kelli juntamente com a veterinária Adriana Terlize (Pet Home Care / 11-9939 5795), parceira de todas as horas, optaram por remover parte da língua, pois como estava, Harama não conseguia comer. Sua língua sangrava muito e, certamente, a dor e incômodo eram grandes.

Vejam o vídeo da Harama fazendo pré-exames para avaliação de cirurgia. Tudo foi acompanhado pela Equipe Pata de Capivara, que tem nos dado apoio e ajuda registrando fatos e imagens do Rancho dos Gnomos.

Felizmente, na cirurgia ocorreu tudo bem. Harama se recupera e volta a levar sua “vidinha” de sempre.





Harama ainda inspira cuidados por apresentar problemas renais.

A equipe do Rancho dos Gnomos sempre fará o possível e impossível pela melhora de Harama.
 

Em 14/03/09, aproximadamente às 23:00h, por meio do Corpo de Bombeiros de Cotia, chega um sagüi em péssimas condições de saúde (veja a história completa das vítimas de desmatamento deste boletim clicando aqui!).

Ao ser examinado e radiografado, foi constatado fratura exposta na mão e braço direito, na calda e esmagamento do dedinho da patinha esquerda.

Foi sugerido uma cirurgia imediatamente para remoção dos membros afetados.


 

A equipe do Rancho dos Gnomos deixa expressa nossa gratidão pelo tão valioso apoio da Dra. Soraya Málaga.

Em 17/03/09, a veterinária Kelli solicitou ajuda da colega Soraya Málaga (3901 3020), veterinária especializada em aves e primatas, que gentilmente veio até o Rancho dos Gnomos para realizar a cirurgia de remoção dos membros afetados deste frágil primata.



O jovem sagüi amputado ganhou o simpático nome de Capitão Gancho. Hoje, já totalmente recuperado, está vivendo bem, apesar de suas limitações.

 

Em 21/03/09, Soraya Málaga ajudou no procedimento de vasectomia nos sagüis machos que já são moradores do Rancho dos Gnomos há muitos anos.  A vasectomia foi necessária, pois esses sagüis viviam separados em gaiolas e em breve irão em grupos para os recintos especialmente construídos para eles.

A equipe Rancho dos Gnomos deixa expressa nossa gratidão pelo tão valioso apoio da Veterinária Soraya Málaga.


Em 09/04/09, nossa querida leoa Biná (relembre sua história aqui) foi submetida a um urgente procedimento dentário, pois os seus dentes cruelmente cerrados no circo em que foi obrigada a permanecer por longos anos, tiveram uma grave infecção por estarem com a raiz exposta.

Acompanhem em vídeo como foi o procedimento. Cliquem na imagem abaixo para que o vídeo seja reproduzido no seu player padrão.

Duração: 0:04:14 / 1500kbps

Esse procedimento foi realizado devido à parceria do Rancho dos Gnomos com o 2° Batalhão de Polícia do Exército, por meio do contato feito pela Dra. Beatrize, representante da empresa Davol, com o Sr. Carlos de Almeida Baptista Sobrinho, Major Veterinário Comandante da Seção de Cães de Guerra do 2°BPE.

Biná foi transferida de seu recinto para a carreta transporte do Rancho dos Gnomos no dia anterior. Na manhã do dia 09, Marcos conduziu a carreta transporte com Biná até o 2° Batalhão, onde uma equipe de profissionais aguardava a sua chegada. Ao chegar ao 2° Batalhão, Biná foi anestesiada ainda dentro da carreta transporte. Logo que adormeceu, foi levada para o centro cirúrgico.

A equipe de veterinários composta por Dr. Sobrinho (cabsobrinho@uol.com.br ), Dr. Augusto Cezar Dias do Santos, Dra. Sandra Cássia dos Santos Braga (sandrabraga6@hotmail.com), Dra. Pollyanna Tong (odontopollyvet@ig.com.br), veterinária e bióloga do Rancho dos Gnomos Kelli Spitaletti (kellispi@gmail.com) e Andréa Filomena Freixeda (borisbio@gmail.com), estavam todos preparados para o início do procedimento.

















A bióloga Andréa ficou na sala ao lado, fazendo suporte energético (radiestesia) com amostras de pêlos coletados da Biná.


Dra. Pollianna constatou no canino inferior esquerdo, exposição da poupa dentária devido ao serramento do dente. Houve necrose pulpar (morte pulpar) com subseqüente infecção bacteriana que chegou ao ápice do dente, causando fístula dentária.
 


















Após 3 horas de procedimento, Biná retornou para a carreta transporte onde lentamente voltou da anestesia. Ao anoitecer, Marcos e Silvia foram até o Batalhão para buscar Biná e levá-la de volta para casa, onde sua irmã Hera a aguardava com muita ansiedade.
 

No Batalhão, o Sargento Marcelo Rodrigues dos Santos e os soldados de plantão Cunha e Freitas, foram muito prestativos. Auxiliaram no fechamento em lona da carreta transporte e cederam cobertores para que Biná não sentisse frio. Chegando ao Rancho dos Gnomos, Biná ainda sonolenta tomou água e voltou a dormir.

Após 2 dias em observação ainda dentro da carreta transporte, Biná finalmente volta para seu recinto, para alegria e tranqüilidade de sua irmã.

Com o passar dos dias, Biná foi se recuperando muito bem e voltou à sua vidinha normal.

Infelizmente, Biná ainda terá que passar por outros procedimentos dentários, pois ainda restam 2 dentes aparentando o mesmo problema.

Parceria como esta, resulta no bem maior para os animais.

O Rancho dos Gnomos deixa expressa toda gratidão a esses grandes profissionais que doaram seu tempo e conhecimento em prol da melhora de vida de Biná.

NOSSO MUITO OBRIGADO!
 

 

 

 

 

www.ranchodosgnomos.org.br

 

 

© Copyright 2005/2009 - Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos
Todos os direitos reservados.