Momentos do Rancho on line

O Boletim do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

Página Inicial do Site

  Boletim nº 31

junho a dezembro de 2009

 

 

Vítimas do desmatamento continua.

 

Em 22/07/2009, a Polícia Militar Ambiental, encaminhou um bugio fêmea com seu filhote para a clínica veterinária do Dr. Felipe, no município de Embu/SP. Lamentavelmente, a fêmea veio a óbito devido aos graves ferimentos causados por queimaduras em rede de alta tensão.

 

Esta fêmea e o seu bebê estavam fugindo do desmatamento na região e, ao subir em poste de alta tensão, foi eletrocutada. O Dr. Felipe, com mais de trinta anos de experiência veterinária, relatou o difícil e dramático momento de retirar o filhote que estava agarrado em sua mãe já sem vida.

 


 

Ao chegar no Rancho dos Gnomos, este bebê foi batizado de Gadú e, por semanas, ficou agarrado em Silvia e Marcos, que tentavam suprir a falta da mãe em tempo integral. Aos poucos, foi se adaptando a sua nova vida e hoje está totalmente integrado a sua nova família.

 


 

 

Em 22/07/2009, foi realizada necropsia em um jovem bugio macho resgatado dias antes, no município de Caucaia/Cotia. Este bugio, fugindo do desmatamento, foi atacado por cães.

 


Em 05/08/2009, por meio da Polícia Militar ambiental, chegou ao Rancho dos Gnomos um bebê bugio. Ele foi batizado de Tufik.

 




 

Em 28/08/2009, outro caso lamentável: recebemos um sagüi que foi encontrado muito ferido e rastejando em via pública.

 


Em 29/08/2009, recebemos uma garça com fratura exposta.

 


Em 06/09/2009, recebemos uma cobra que foi encontrada atravessando uma avenida na cidade de Cotia-SP. Tudo isso é devido ao intenso desmatamento ocorrido na região; os animais acabam migrando para áreas urbanas e, nesse caso, a população “ignorante” queria matá-la.


Em 19/09/2009, recebemos mais uma cobra, que foi solta no dia seguinte em uma reserva ecológica.

 


Em 21/09/2009, outra cobra chega ao santuário, também fugindo do desmatamento da região. No dia seguinte, a exemplo da relatada acima, foi solta em uma reserva ecológica.

 


Em 02/10/2009, por meio da Guarda Municipal de Cotia-SP, recebemos um sagüi muito machucado, vítima de atropelamento. Foi relatado que estava fugindo desesperadamente de um desmatamento acorrido na Granja Viana, área nobre de Cotia-SP. É uma jovem fêmea que, lamentavelmente, perdeu todos os dentes. Ela foi carinhosamente batizada de Dentinho.

 


 


Em 06/10/2009, recebemos um filhote de jararaca.


Em 28/10/2009, o Rancho dos Gnomos foi solicitado pela GCM Ambiental, da cidade de Embu das Artes/SP, para resgatar um bebê bugio. Este bebê foi encontrado por um munícipe no muro de uma residência em um dia muito chuvoso. Ao chegar no Rancho dos Gnomos, ele foi batizado de Dudú Jorge. Ele estava com comprometimento pulmonar, muitos piolhos, desnutrido, assustado e depressivo. Já hoje, está totalmente recuperado e integrado a família de bebês bugios.
 


,

 


Em 30/10/2009, por meio do Corpo de Bombeiros, recebemos um lagarto Teiú, que foi atacado por cães e, lamentavelmente, veio a óbito no mesmo dia.

 



 


Em 30/10/2009, por meio da Delegacia de Polícia de Cotia, recebemos três gambás bebês. A mãe foi atropelada e morta juntamente com 5 filhotes em frente ao Fórum de Cotia. Estes três sobreviventes ficaram por tempo integral aos cuidados da veterinária Kelli. Hoje, eles estão lindos, fortes e saudáveis, aguardando o momento de serem reintroduzidos na natureza.


Em 03/11/2009, por meio da Polícia Militar, chegam mais filhotes de gambá.

 


Em 16/11/2009, por meio da GCM-Cotia, recebemos um filhote de tucano-de-bico-verde.

 


Em 23/11/2009, por meio do Corpo de Bombeiros, recebemos um filhote de coruja buraqueira e um ouriço. Neste caso, o Rancho dos Gnomos juntamente com o Sargento responsável pela guarnição, entraram em contato com o Secretário do Meio Ambiente de Cotia, Sr. Laércio Camargo, solicitando apoio. O Secretário pediu para o Rancho dos Gnomos receber mais este caso e aguardar um retorno, mas, até o presente momento, o prometido retorno ainda não aconteceu. LAMENTÁVEL!!!!!!

 



 

 


Em 02/12/2009, por meio do Corpo de Bombeiros, recebemos mais um filhote de tucano-de-bico-verde.

 


Em 02/12/2009, por meio da Polícia Militar Ambiental, recebemos um jovem bugio, vítima fatal de fios de alta tensão, no município de Itapecerica da Serra/SP.

 




Em 04/12/2009, o Rancho dos Gnomos foi solicitado pela Polícia Militar Ambiental, para resgatar um jovem preguiça macho, que estava na residência de um munícipe na cidade de Itapecerica da Serra/SP.

 

Assistam o vídeo desse resgate da série de novos programas do Santuário.

 

"Um Lugar Chamado Rancho dos Gnomos"


Cliquem no link acima!



Em 31/12/2009, o Rancho dos Gnomos, por meio da GCM-Ibiúna/SP, juntamente com a GCM-Cotia/SP, recebeu um jovem bugio com ferimentos causados por ataque de cães.

 


 

 

 

www.ranchodosgnomos.org.br

 

 

© Copyright 2005/2010 - Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos
Todos os direitos reservados.