Momentos do Rancho on line

O Boletim do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

Página Inicial do Site

  Boletim nº 31

junho a dezembro de 2009

 

 

"O Resgate de Alex"

 

Os bastidores contados pelos Gnomos.

Esta é a emocionante história de um leão vítima de maus-tratos em um famigerado circo em Campo Grande/MS. Ele foi salvo graças ao empenho de muitas pessoas, uma verdadeira corrente do bem formada por magníficos seres humanos:

- Dr. Alexandre Magno Benites de Lacerda/Promotor de Justiça Ambiental da Comarca de São Gabriel do Oeste-MS;

- Dra. Ludmila dos Santos Russi/Procuradora do Estado de MS;

- Dra. Lívia dos Santos Russi/Médica-Veterinária do Embrapa-MS;

- Sr. Maria Lúcia/Abrigo dos Bichos-MS;

- Sr. Luiz Benatti/IBAMA-MS;

- Sra. Clélia Angelon e Sr. Leonardo Goldstein/Empresa Surya Brasil;

- Sra. Sônia Fonsêca/Fórum Nacional de Proteção Animal;

- Sra. Gláucia Guiguer;

- Profissionais do CRAS - Centro de Recuperação de Animais Silvestre-MS.

Além da equipe Rancho dos Gnomos:

Fundadores Silvia e Marcos Pompeu;

Veterinária Kelli Spitaletti;

Bióloga Andréa Filomena Freixeda;

Biólogo e cinegrafista Matheus Felício (Croco);

Cinegrafista Andersom Miranda.

Conheçam os bastidores dessa história.

Para nós, essa história começou em 04/07/09, quando recebemos na secretária eletrônica do Rancho dos Gnomos, o recado de um representante da ONG Abrigo dos Bichos/MS, solicitando algum tipo de ajuda para um leão apreendido de um circo em Campo Grande/MS.

Começamos uma seqüência de contatos buscando o mesmo ideal: abrigo para o leão que, até então, era chamado de "Álex" (como o personagem do desenho "Madagascar"), mas que passou a se chamar "Alex", em homenagem a brilhante atuação do Promotor de Justiça, Dr. Alexandre.

Em 05/07/09, a Sra. Sônia Fonseca entrou em contato.

Em 06/07/09, a Sra. Maria Lúcia enviou-nos um e-mail e, na mesma data, recebemos um e-mail do Dr. Alexandre Magno Benites de Lacerda.

Em 07/07/09 recebemos o telefonema do Dr. Alexandre.

Em 08/07/09 recebemos o telefonema da Sra. Marisa da Coefa/IBAMA/DF

Em 09/07/09 recebemos o telefonema do Sr. Luiz Benatti/IBAMA/MS.

Após todos esses contatos (e conhecendo profundamente a real situação de animais oriundos de circos), fomos em busca de parceiros que possibilitassem esse resgate. Em 10/07/09, falamos com Rosana Tsibana,  representante da Surya Solidária, da empresa Surya Brasil que, imediatamente, conversou com os diretores Clélia Angelon e Leonardo Goldstein.

Sensibilizados com a situação do animal e conhecendo pessoalmente os trabalhos desenvolvidos pelo Rancho dos Gnomos, logo assumiram o compromisso de patrocinar todo o sistema operacional desse resgate (passagem aérea ida/volta, reforma da carreta de transporte, contrato de caminhão guincho/plataforma, construção de um anexo a carreta para melhor acomodar o animal na quarentena, bem como a construção de um recinto de aproximadamente 1.000m² e alimentação por toda a sua vida).

Elaboramos a logística para esse resgate e seguimos a risca todos os detalhes desse complexo sistema operacional já realizado com sucesso em todos os resgates anteriores.

Com parceria acertada, a equipe foi avisada e todos se prepararam para a viagem à Campo Grande/MS com um único propósito: resgatar Alex e lhe dar uma nova chance de vida.

A correria foi total no Rancho dos Gnomos. Toda a equipe estava mobilizada para acertar todos os pormenores que uma operação de resgate deste porte exige, além de deixarmos tudo preparado para a chegada de mais um membro da família.

Marcos providenciou a compra de material para a construção de uma nova carreta. O serralheiro Rogério trabalhou com muito empenho para que a nova carreta - que seria acoplada à carreta-transporte - ficasse pronta até a chegada de Alex. Também localizou o mecânico Luciano, que prontamente doou 2 rodas com pneus para a carreta-transporte. O borracheiro Zé Cotia revisou os pneus e rodas. Marcos ainda foi até a "Casa de Rações Tiko" comprar cordas, feno e cadeados. Esticou até a transportadora "Guidinho" para ajustar o trajeto de ida e volta do caminhão que levaria a carreta-transporte e que traria o leão Alex dentro dela. Correria também até o Banco para pagamentos diversos relacionados a viagem, bem como para atender diariamente a mídia.


A veterinária Kelli solicitou os florais e homeopatia na Farmácia de manipulação "O Alquimista", parceira de todas as horas. Organizou a maleta com os florais, medicamentos, zarabatana e tudo o mais que fosse necessário no caso de alguma intervenção alopática/tradicional. Kelli ficou responsável em receber os uniformes, confeccionados por Nina Perez, que prepara todos os produtos da lojinha on-line do Rancho dos Gnomos. Kelli também deixou preparado todos os cuidados para com os animais moradores do Rancho dos Gnomos que ficou a cargo do biólogo Daniel Moura.

A bióloga Andréa, preparou todo material para ser usado no tratamento vibracional (florais, radiestesia/radiônica, técnicas baseadas na física quântica e tudo mais envolvendo o plano energético e sutil).

Silvia contatou os órgãos oficiais envolvidos e preparou toda a parte de documentos que esta operação exige. Fez o pedido dos uniformes,  orientou detalhadamente toda a equipe que permaneceria no Rancho dos Gnomos, agendou o veículo (van) para o transporte da equipe até o aeroporto de Congonhas/SP e, ainda no dia da viagem, orientou a cozinheira Eliana no cardápio para o lanche na saída da equipe. Ainda preparou as malas e, no meio da correria, ainda participou de entrevista ao vivo  para a rádio Cidade de Campo Grande/MS, além de relatar tudo o que estava acontecendo para a mídia em geral.

Cleide, funcionária do administrativo, além de suas funções diárias, ficou empenhada em oferecer suporte a todos da equipe.

Wilton, Diretor Juvenil, além de suas funções diárias, assumiu a responsabilidade em substituir Marcos e Silvia em vários afazeres.

Daniel, biólogo, assumiu juntamente com o Wilton, diversos afazeres, além de oferecer suporte para os tratadores dos animais e fazer ambientação em vários recintos.

Matheus (Croco), biólogo, cinegrafista e apresentador do programa “Livre Acesso” da TV MIX, registrou toda a movimentação dos bastidores desta operação nas últimas 48hs que antecederam a viagem. Integrou-se a equipe na ida e acompanhou Alex no caminho de volta.

Anderson, cinegrafista e produtor do programa “Sem Limite” da TV Band Vale, Diretor da produtora ZapTv, não perdeu nenhum detalhe de toda a correria que antecedeu a nossa saída rumo a Campo Grande, além de integrar a equipe.

Dna. Jandyra e Sr. Nelson, pais de Silvia, sogros de Marcos, se deslocaram de sua residência no interior de São Paulo e vieram ao Rancho dos Gnomos dar suporte em todo o sistema operacional. Dna. Jandyra preparou várias delicias vegetarianas,  pães, esfihas e uma irresistível sopa que só a vovó Gnoma é capaz de fazer.  Sr. Nelson, sempre atento a tudo, preparou os kits ecológicos do Rancho dos Gnomos que levaríamos para presentear os novos amigos de Campo Grande/MS, além de guloseimas para a viagem.  Esse casal de Gnomos deu o seu relato aos cinegrafistas de como é fazer parte da equipe Rancho dos Gnomos no auge dos seus oitenta e poucos anos.  

Vanessa e Hugo, queridos amigos, responsáveis por toda a parte virtual do Rancho dos Gnomos, ficaram atentos a todas as notícias veiculadas em todos os meios de comunicação referente a este resgate, atualizando o site para manter todos bem informados.

Foi programado que o caminhão saísse de Cotia/SP na quarta feira, dia 15/07/09, mas,  por uma inexplicável e desnecessária burocracia de última hora do IBAMA/SP, foi atrasada a saída do caminhão que somente conseguiu pegar estrada, de fato, na quinta-feira, dia 16/07/09, por volta das 17hs. No mesmo dia, toda a equipe já estava preparada e com suas competências ajustadas.

Havia chegada a hora tão esperada. Malas prontas, passagens nas mãos, mas, antes de deixar o Rancho dos Gnomos, um delicioso lanche vegetariano foi servido.

Após todos satisfeitos, chega a hora de nos reunirmos para uma meditação. Depois do corpo físico e espiritual aquecidos, tomamos assento na van onde o motorista Querubim nos aguardava.


Obs: somente um lugar chamado Rancho dos Gnomos poderia ter um motorista chamado Querubim (http://www.taxisaofrancisco.com.br)

Já no aeroporto, a equipe do Rancho dos Gnomos se juntou com os diretores da Surya Brasil para embarque às 22hs, com chegada prevista à Campo Grande às 23hs, onde o Promotor de justiça, Dr. Alexandre, nos aguardava.


Foi um imenso prazer conhecer a Dra. Ludmilla e Dra. Lívia (esposa e cunhada do Promotor) que também nos recepcionaram.

Com pernoite na Associação do Ministério Público de MS, gentilmente reservado por Dr. Alexandre, descansamos, pois, na manhã seguinte, Alex nos aguardava.



Pela manhã, Dr. Alexandre, Dra. Ludmilla e Dra. Lívia nos apanharam e seguimos para o CRAS. Logo na chegada, fomos recebidos pelo Dr. Álvaro, médico-veterinário, que cuidou do Alex em sua curta estadia no CRAS e pelo biólogo responsável do local, Dr. Vinícios.



A presença da imprensa era fato marcante, todos os meios de comunicação acompanharam carinhosamente a história desse majestoso felino e todos estavam muito ansiosos pelo desfecho dessa história. Também estavam presentes no local o superintendente e funcionários do IBAMA de Mato Grosso do Sul, bem como diversos funcionários do CRAS.


Nossa equipe dirigiu-se para o local onde Alex estava. Encontramo-lo muito apático. Não esboçava nenhuma reação, continuava deitado no piso de areia, olhos fechados, parecia não se importar com toda movimentação que estava acontecendo ao seu redor.



Então, com a equipe do Rancho já reunida, começamos a organizar o operacional enquanto aguardávamos a chegada do caminhão com a carreta-transporte. Vale lembrar que o caminhão estava com atraso de 12hs, devido a burocracia do Ibama/SP.

Finalmente, com a chegada do caminhão por volta das 12hs, demos inicio ao procedimento de embarque de Alex e cada um da equipe assumiu a sua responsabilidade;

- Veterinária Kelli posicionou a sua maleta de medicamentos, deixando tudo a mão para uma eventual necessidade.

- Bióloga Andréa iniciou o trabalho de radiestesia* e preparou o floral necessário para a ocasião (para o animal e para todos os envolvidos).

- Marcos organizou o posicionamento do caminhão, da carreta-transporte, bem como todos os detalhes para o embarque seguro e tranqüilo de Alex.



- Silvia auxiliou todos os membros da equipe, sempre observando atentamente cada detalhe da operação, bem como isolando energeticamente da área de atuação com incensos e borrifando floral em todos os presentes.


- Croco e Anderson começaram a registrar todos os passos desta operação, nada ficou de fora de suas lentes.



Demais participantes acompanhavam com muita torcida o embarque de Alex e estavam sempre dispostos para colaborar no que fosse preciso.

A bióloga Andréa começou a borrifar em Alex, o floral animal care, potencializado com capim santo. Imediatamente, Alex abriu os olhos, sentiu a sutil brisa tocando o seu corpo, olhando a todos atentamente e se levantou.

Foi visível a surpresa de todos ao ver aquele grande felino reagir de imediato ao toque vibracional preparado especialmente para ele, ficando notória a eficácia do campo energético ali presente.

Todos em silêncio observavam o posicionamento da carreta-transporte junto a porta de passagem do recinto. 

Alex demonstrava claramente, através de seus movimentos, estar pronto para adentrar a carreta-transporte, onde uma macia cama de feno o esperava. Ele sabia que aquele era o inicio da sua nova e feliz etapa de vida. 

Chega o momento tão esperado! Todos estavam a postos, era chegada a hora de abrir os portões e interligar o passado ao presente. Alex, com passadas suaves e seguras, entrou sem hesitar, acomodou-se confortavelmente e aguardou tranquilamente o inicio de sua longa viagem rumo ao Rancho dos Gnomos.







A equipe, já aliviada com o sucesso da operação de embarque, sem fazer uso de medicamentos alopáticos (anestésicos), aceitou o convite da equipe do CRAS para conhecer os animais que estavam em recuperação. Após presenciarem os efeitos benéficos da medicina vibracional, foi solicitado que a bióloga Andréa, juntamente com a veterinária Kelli, fizessem uso de florais em todas as instalações do CRAS.  Devido ao interesse demonstrado por toda a equipe do CRAS, foi sugerido ao Rancho dos Gnomos que organizassem cursos para capacitar os profissionais interessados no equilíbrio energético dos animais.



Por volta das 16hs, Dr. Alexandre nos convidou para almoçar e teve o carinho e empenho em pesquisar restaurantes vegetarianos, mas pelo adiantado da hora, já haviam encerrado o almoço. Mesmo assim, nos levou a um shopping da cidade, onde foi possível nos alimentar e seguir para onde estávamos hospedados, assinar os documentos junto ao Ibama/MS, pegar as malas e seguir direto para o aeroporto, pois o vôo de retorno à São Paulo sairia as 18h30.

Parte da equipe pegou o vôo de volta, mas, a Bióloga Andréa e o cinegrafista Croco, também biólogo, retornaram para São Paulo no caminhão juntamente com Alex.

A saída do CRAS  foi por volta das 17hs, mas um chato incidente aconteceu com Croco que, ao ajudar a Dra. Lívia subir no caminhão para despedir-se de Alex, se desequilibrou e caiu de lá de cima. Com a queda, Croco luxou o pé e, mesmo com dor, pé inchado e roxo, Croco seguiu viagem registrando tudo.


Para surpresa de Andréa, de Croco e do experiente motorista Cláudio, eles eram saudados por toda a estrada. Nas paradas em postos de gasolina, em restaurantes, lanchonetes e na pousada que ficaram, Alex chamava  atenção e despertava a solidariedade das pessoas. Grande foi a alegria do proprietário da pousada em receber a equipe com Alex. Ele, que também acompanhou a história de Alex pela imprensa, tinha certeza de que o caminhão passaria por aquela estrada, mas não imaginava que se hospedariam em sua pousada. Gentilmente foi oferecido cortesia no café da manhã.

Nossa equipe também contou com a solidariedade e carinho das pessoas  com o pé do Croco, colocavam gelo, passando pomada na tentativa de aliviar a dor, o inchaço e os hematomas.

Durante o percurso, presenciaram a triste realidade que ocorre diariamente nas estradas. São muitos atropelamentos de animais da região, tais como antas, tamanduás, capivaras e etc, que deixam muitos filhotes órfãos. Mas também presenciaram belíssimas imagens de tamanduás andando vagarosamente pelo acostamento, totalmente despreocupados com o perigo e se alimentando tranquilamente.

Alex veio a maior parte do caminho dormindo. Acordava na hora de se alimentar, tomar água, dar algumas espreguiçadas, muitos bocejos e o soninho novamente o tomava.




Nós, que retornamos de avião, chegamos no aeroporto de Cumbica/Guarulhos/SP por volta das 21hs, onde Querubim nos aguardava.

Ao chegar no Rancho dos Gnomos, encontramos tudo na mais perfeita ordem. Fomos ver os animais, jantamos e ficamos conversando sobre toda a operação até as 3hs da madrugada. O cinegrafista Anderson, sempre com a filmadora em mãos, não perdia nenhum detalhe. Finalmente, o cansaço nos venceu e fomos todos repousar.

Na manhã seguinte, fomos fazer os últimos preparativos para a chegada de Alex, prevista para as 23hs.

No final de tarde, os pais de Croco chegaram ao Rancho trazendo bota ortopédica para mobilizar os movimentos do pé e muleta para ajudá-lo a andar.

Estávamos muito ansiosos aguardando a chegada de todos, afinal de contas, foram 18hs de viagem trazendo o novo integrante da família Rancho dos Gnomos.

No momento em que Marcos atendeu o telefonema de Croco, informando que já estavam na cidade de Cotia/SP, uma forte chuva começou a cair.

Mesmo de baixo de muita água, a chegada de Alex foi tranqüila, exatamente como ele é.



Foi um momento de muita emoção quando Alex adentrou o portão do Rancho. Imediatamente, Bartô o recebeu com fortes rugidos e Alex retribuiu a calorosa recepção com tímidos e fracos rugidos, devido o seu frágil estado de saúde. Naquele momento, todos os grandes felinos começaram a saudá-lo. Foi a sinfonia de vocalização mais linda e vibrante que já presenciamos.



Atualmente, Alex está em quarentena, aguardando o término do seu novo recinto.

 


Toda logística foi cumprida. Todos os planos saíram do papel e foram concretizados. Tudo saiu muito melhor do que o esperado.

A equipe do Rancho dos Gnomos tem muita gratidão por todas as pessoas que se empenharam para que Alex tivesse uma nova chance. Nosso muito obrigado!





Não deixem de acompanhar em nosso próximo boletim, a transferência de Alex para a sua nova casa ;-)
E o episódio da nova série de programas "Um Lugar Chamado Rancho dos Gnomos", que contará em um vídeo emocionante, toda a história deste amado leão!

Não percam ;-)

 

 

 

www.ranchodosgnomos.org.br

 

 

© Copyright 2005/2010 - Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos
Todos os direitos reservados.