Momentos do Rancho on line

O Boletim do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

Página Inicial do Site

  Boletim nº 31

junho a dezembro de 2009

 

 

S.O.S Rancho

 

Em 19/07/2009, a bióloga Andrea Freixeda resgatou da rua uma galinha e trouxe ao Rancho dos Gnomos. Foi batizada de “Déia Bio”.

 


Em 20/07/2009, um casal veio ao Rancho dos Gnomos pedir abrigo para um cão abandonado.

 


Em 03/08/2009, o Rancho dos Gnomos foi solicitado para resgatar um gatinho muito estressado que estava no quintal de uma residência em Cotia/SP. Foi castrado e batizado de “Tarcinho”.

 


 



 

Em 05/08/2009, o Rancho dos Gnomos resgatou das ruas um Pit-Bull. Em 07/08/2009 ele foi castrado e encaminhado para um lar temporário. Pitt-Cat é o seu nome e ele está aguardando adoção (vejam a sua história aqui!). Precisamos muito encontrar um lar definitivo para o querido Pitt-Cat e você pode nos ajudar encaminhando a sua história para amigos e familiares que possam se interessar em adotá-lo.

 



 


Em 15/08/2009, um senhor solicitou ajuda para um casal de jabutis que está há trinta anos na sua família.


Em 10/09/2009, um senhor solicitou ajuda para um cão muito magro e debilitado.


Em 10/09/2009, um jovem solicitou ajuda para um cão com sérios problemas de pele.


Em 13/09/2009, o psicólogo e voluntário, Luiz Martini, resgatou da rua e trouxe ao Rancho dos Gnomos uma galinha batizada de “Luizinha”.

 





Em 14/09/2009, o Rancho resgatou e acolheu uma Doberman, muito debilitada, magra e assustada. Foi castrada e batizada de “Púdia”.

 


Em 14/09/2009, um senhor solicitou ajuda para um cão que ele adotou das ruas.


Em 28/09/2009, um senhor pediu ajuda ao Rancho dos Gnomos para um cão muito debilitado e, após início do atendimento, lamentavelmente ele fica “livre”.

 


Em 07/10/2009, o Rancho dos Gnomos prestou auxílio para um cão da vizinhança.

 


Em 07/10/2009, o Rancho dos Gnomos é solicitado pela GCM/Cotia para resgatar uma Pit-Bull que atacou e matou um cão na rua. Fomos até o local com veterinário e biólogo para avaliar a situação. Vejam abaixo o relato de Silvia Pompeu sobre o caso:

"No local, foi presenciado uma fêmea de pit-bull que escapou de alguma residência. Ela estava no cio e, após um cão macho que vivia nas ruas (segundo relatos da vizinhança) tentar cruzar, foi atacado e morto pela fêmea. A vizinhança bateu muito na pit-bull na tentativa de fazer com que ela soltasse o cão, mas todos os esforços foram em vão.

 

 

O Marcos e a veterinária optaram por anestesiar o animal e assim foi feito. Após alguns minutos, essa fêmea caiu em sono profundo e, a partir daí, foi possível retirar o cão já morto e tomar as providências.

 

 

Verdadeiramente uma situação tensa e horrível de presenciar. Muito sangue dos animais, muita gente no local, Policia Militar, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal e crianças que saiam de uma escola em frente o ocorrido formavam um tumulto de pessoas.

 

 

Três horas após o início da ocorrência, no término da operação, chega um representante da prefeitura de Cotia em carro particular e informou que o carro do CCZ já estava a caminho para levar o animal.

 


Para nossa surpresa e indignação, chega um furgão do CCZ de Itapevi/SP conduzido pelo Sr.Luiz (supostamente se trata do "Bahia", que tem um lugar particular na cidade de Itapevi/SP, onde eram encaminhados e mortos os animais capturados pela prefeitura de Cotia/SP), que alegou estar prestando um favor para a prefeitura de Cotia/SP, pois seu contrato já havia vencido. Disse que levaria a pit-bull para seu local particular.

 

Marcos imediatamente perguntou o que seria feito com o animal e foi informado pelo mesmo senhor que, após laudo de uma veterinária, o animal seria sacrificado. Marcos informou que acompanharia o animal até o destino final e, neste exato momento, o representante da prefeitura de Cotia/SP se afastou e começou uma série de telefonemas. Após algum tempo, retornou e informou que o animal iria para a prefeitura de Cotia/SP, não mais para área particular do Sr. Luiz em Itapevi. Marcos insistiu que acompanharia o desfecho final desse caso, sempre no intuito de preservar a vida do animal.

Chegando na prefeitura de Cotia/SP, foi informado que aguardassem a chegada da veterinária da prefeitura, Dra. Ana. Passado uma hora, chega o Dr. Clóvis informando que levaria o animal para a Policlínica Veterinária de Itapevi/SP, aos cuidados do Dr. Davi que, mesmo sem convênio, ficaria com o animal por um período onde seria observado e colocado para adoção.

 



Marcos conversou com o Dr. Davi (que já conhecemos de longa data e sabemos da integridade e idoneidade), colocando o Rancho dos Gnomos a disposição para ajudá-lo na divulgação do animal em nosso site para adoção, caso fosse necessário.

 



 

Na sexta feira, dia 09/10/09, chega ao portão do Rancho, um senhor solicitando informação sobre uma fêmea de pit-bull que alegou ser dele e que tinha escapado, pois seu filho havia deixado o portão aberto. Orientamos que procurasse a prefeitura de Cotia e solicitasse informações sobre como proceder nesse caso.

Após essa "novela", não recebemos mais informações do animal.

Ainda tecendo alguns comentários:

- Um caso envolvendo ataque de pit-bull, a Guarda Municipal é acionada pelos munícipes, é solicitado apoio da prefeitura de Cotia, mas só chega ao local 3 horas depois.

- Os guardas estavam muito preocupados com a situação, pois em alguns minutos, crianças sairiam de uma escola em frente ao ocorrido.

- Os Guardas Municipais, embora muito solícitos, não dispunham de material nem experiência e treinamento para situações como essa.

- A prefeitura de Cotia envia ao local um representante em carro particular, totalmente leigo no assunto, sem material (cambão, anestésico, focinheira, caixa de transporte, luvas,etc.).

- Nenhum veterinário da Prefeitura de Cotia vai até o local.

- A prefeitura de Cotia sem nenhum preparo para atender casos como esse, solicita outro município.

- Chega ao local um furgão da prefeitura de Itapevi, conduzido por um particular, não funcionário da prefeitura e disse que levaria o animal para seu local particular.

- O homem particular conduzindo um furgão oficial, placa DDJ 5913-Itapevi/SP
caracterizado "Zoonoses, Resgate de Animais de Pequeno porte, Secretaria de Saúde"
também sem material apropriado, sem experiência, sem uniforme.

- Clínicas veterinárias de Cotia, atendendo e resolvendo ocorrências do municípios a título de favor.


Caso o Rancho dos Gnomos não estivesse presente, supostamente mais um caso "obscuro" aconteceria.

Todo esse relato foi fotografado e filmado pelo Rancho dos Gnomos".
 


Em 15/10/2009 um homem trouxe ao Rancho um cão muito doente, vomitando e com forte diarréia. Ele relatou que adotou este animal das ruas há três meses.

 


Em 20/10/2009, um senhor solicitou auxílio para o seu cão Pit-Bull.

 


Em 30/10/2009, a funcionária Cleide solicitou ajuda para o seu gato “Gatão”.

 


Em 02/11/2009, crianças trouxeram ao Rancho dos Gnomos filhotes de gatos que foram encontrados abandonados no meio do mato.
 



Em 10/11/2009, um munícipe solicitou ajuda para quatro cachorrinhos que ele encontrou na rua.

 


Em 13/11/2009, crianças trouxeram ao Rancho dos Gnomos uma pombinha que foi encontrada muito machucada. Infelizmente, ela veio a óbito em 15/11/2009.

 


Em 15/11/2009, crianças trouxeram ao Rancho dos Gnomos um cachorro que encontraram abandonado em via pública.

 


 


Em 18/11/2009, moradores da região solicitaram auxílio para os seus cães.

 


Em 19/11/2009, uma garota solicitou ajuda para um cachorrinho machucado no abdômen.

 


Em 28/11/2009, garotos trouxeram ao Rancho dos Gnomos um cachorrinho atropelado.

 



Em 14/12/2009, um munícipe solicitou ajuda urgente para o seu Pit-Bull que foi picado por uma cobra. Mesmo com todo o empenho da equipe do Rancho dos Gnomos, ele não resistiu e veio a óbito horas depois.

 



Em 15/12/2009, a funcionária Juliana socorreu um cão filhote que estava sofrendo agressões de um homem. Foi batizada de “Jujú”.

 


Em 22/12/2009, um senhor solicitou ajuda para um Poodle.

 


Em 24/12/2009, um munícipe solicitou ajuda para um cágado que apareceu em seu quintal.

 

 

 

 

www.ranchodosgnomos.org.br

 

 

© Copyright 2005/2010 - Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos
Todos os direitos reservados.