Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Leões de Rifaina resgatados!

  

por Silvia e Marcos Pompeu

Fundadores da Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

Na madrugada de 30.04.2005 a equipe do Rancho dos Gnomos saiu em direção à cidade de Rifaina/SP, que fica a 500 Km de Cotia/SP, atendendo a uma solicitação feita pelo Ibama/SP para resgatar um casal de leões que fora abandonado pelo circo Windsor há 4 anos. 

Após 8 horas de estrada, acompanhados pela Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo chegamos ao nosso destino. 

No percurso fizemos apenas 3 paradas, para abastecimento, café e encontro com o pessoal do Ibama de Ribeirão Preto/SP. 

     

Ao chegar no local onde encontravam-se os leões, fomos gentilmente recebidos pelo proprietário sr. Donizete, que manteve esses animais desde o dia em que o inescrupuloso dono do circo os abandonou ainda filhotes. 

  

     

A operação de resgate foi um sucesso e devido à experiência da equipe do Rancho dos Gnomos em manejo com leões, não foi necessário anestesiá-los. 

  

Para diminuir o estresse da situação, os profissionais usaram, como de praxe, as essências florais apropriadas para momentos como este. 

  

  

Os leões chamados de Lion e Pantera acalmaram-se e foram calmamente conduzidos de suas antigas acomodações para a carreta de transporte do Rancho dos Gnomos, a qual foi especialmente preparada, em tempo recorde (apenas um dia), para este resgate.

      

Marcos Pompeu foi conduzindo toda a operação e todos presentes seguiam a risca as orientações, sendo que o silêncio absoluto solicitado foi fator predominante para o deslocamento dos leões para a carreta. 

Com os leões embarcados em segurança, é hora de pegar o caminho de volta. 

Após uma breve parada para o “almoço” às 19:30 hs, seguimos de volta ao Rancho dos Gnomos. 

  

Às 2 horas da manhã do dia 31.04.2005 todos chegam ao Rancho dos Gnomos em segurança. 

Como norma, os animais provenientes de circo, ao chegarem no Santuário, recebem novos nomes e neste caso os leões foram batizados de Barú e Vandana Shiva, e passam muito bem,  estando em quarentena e aguardando parceiros que possibilitem a construção de um recinto para uma nova vida, digna e sem crueldades. 

Barú e Vandana Shiva estão se adaptando a cada dia ao seu novo lar. 

Este resgate só foi possível com a parceria e apoio de entidade e empresas comprometidas com as questões ambientais e principalmente com o bem estar animal:

Nossos agradecimentos a todos os colaboradores e principalmente à Vídeo Mix Produções e ao fotógrafo profissional Biga Pessoa que acompanharam a viagem e registraram em áudio e vídeo toda a operação de resgate. 

-------------------

Fato curioso:  A Glória Turismo, na impossibilidade de nos ceder uma van, acabou nos cedendo um ônibus de 50 lugares.  Adoramos, pois acomodou confortavelmente 7 pessoas da equipe e obviamente 43 GNOMOS. :-)

anterior        Página Inicial          próxima