Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Posse Responsável

 

por Patrícia Nikitin Marcondes

bióloga (CRBio 39786/01-P)

Quando as entidades de proteção animal do Brasil falam em posse responsável, o que será que elas querem dizer?

Se você andar pelas ruas e começar a olhar ao seu redor, certamente vai notar muitos cachorros e gatos abandonados. A grande maioria destes animais vão estar magros, tristes, com sarnas e cicatrizes pelo seu corpo, pois não têm um lar que lhes ofereça proteção e carinho. Mas como estes cachorros foram parar nas ruas? Por acaso brotaram da calçada? O que eles fizeram para merecer tal sofrimento?

Simplesmente nasceram! Porque um dono irresponsável deixou que sua fêmea no cio saísse pelas ruas. Ou ainda deixa os seus machinhos à vontade perambulando por aí, correndo risco de atropelamento ou de pegar alguma doença e assim acaba cruzando com fêmeas perdidas. Pela ordem natural das coisas, cerca de dois meses depois teremos mais filhotinhos abandonados, pois o dono da cadela não vai assumir mais despesas com estas novas vidas.

É assim que temos esta imensa população de gatos e cachorros abandonados pelas ruas. Estatísticas afirmam que para cada cadela não castrada e seus descendentes podem gerar em 6 anos, 64.000 animais e não existem lares responsáveis para todos. Da mesma forma que uma gata não castrada e seus descendentes podem gerar num período de 7 anos, 420.000 animais. Outro dado interessante é que para cada criança que nasce, concomitantemente nascem 15 cachorros e 45 gatos. Com fazer para evitar tudo isso? Castração.

A castração é um procedimento em que os médicos veterinários removem os testículos dos machos ou os úteros das fêmeas impedindo assim que o animal entre no cio e procrie. Este ato de castração não é um ato cruel com o seu animal, mas é de puro amor e responsabilidade.

 Só há vantagens na castração; os machos e as fêmeas deixam de fugir, cessam o cio, nas fêmeas pára a “menstruação”. Além disso, evita o câncer nos testículos e no útero.

Mas como castrar o meu animal se eu não tenho dinheiro? A resposta é simples; existem entidades de proteção animal como a AILA (11 – 3167.2879), o Quintal de São Francisco (11 – 5081.5446), o CCZ (11 –6224.5500), a APAA (11 – 9607.6806), a Estimação (11 – 3862.2314/3021.1459) e o Clube das Pulgas (11 – 5508-0737, Cód. 4031834) que realizam a castração por preços mais reduzidos. Mas vale a pena lembrar, estas entidades NÃO SÃO ABRIGOS E NÃO RECEBEM ANIMAIS, aliás, nenhuma entidade de proteção animal no Brasil consegue mais receber animais, pois estão superlotadas.

Outro fator deve ser ressaltado: é muito importante que o município mostre o seu apoio, oferecendo o serviço de castração dos animais à população e este procedimento pode ser realizado em parceria com o terceiro setor. Um pai de família muitas vezes não consegue nem levar comida à sua casa, quanto mais pagar por um serviço que deveria ser gratuito. Se esta campanha e este serviço fossem levados mais a sério pela população e pela Prefeitura, muitas mortes e sofrimento de cães e gatos poderiam ser evitados.

Mas como isso ainda é uma realidade um pouquinho distante, no dia 17 de setembro passado, abandonaram uma ninhada no portão do Rancho dos Gnomos, seis cachorrinhos, pretos, vira-latas. Três destes animais estavam com dermatite (doença de pele), mas hoje estão bem. Foram adotados dois deles e outros quatro ainda esperam por pessoas carinhosas que possam dar a eles um lar. (clique aqui e veja os filhotes para adoção)

Outro animal foi abandonado no Rancho dos Gnomos, à noite, dentro de uma sacola que estava forrada com uma calça. É um cachorrinho que estava com o seu olho direito “pendurado” e no dia seguinte teve de ser amputado. Hoje passa bem.

É assim, enquanto não houver uma conscientização de todos para a Posse Responsável, mais casos como estes ainda acontecerão, não só aqui, como em outros lugares pelo Brasil.

Lembre-se: Posse responsável. A castração é um gesto de amor para com o seu animal.

anterior        Página Inicial          próxima