Sobre a ASERG 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Vítimas de Desmatamento / Queimadas
 

No dia 27/10/2008, chegou ao Rancho dos Gnomos, por meio da Defesa Civil de Cotia, um filhote de tatu ferido. A suspeita é de ter sido atacado por cães na residência em que fora encontrado.


Infelizmente, ele resistiu apenas alguns dias conosco. Mesmo com total atenção ao caso e esforço para reverter o seu quadro, ele partiu alguns dias depois.

---

Em 04/11/2008, o Rancho dos Gnomos recebeu uma ligação da Polícia Militar Ambiental solicitando apoio no resgate de um veado catingueiro que estava acuado em uma residência no centro de Cotia, visto que o Pelotão em questão não dispunha de viatura e policiais para atender a ocorrência naquele momento.


Segundo relato dos moradores, o animal saiu de uma área fragmentada de mata que vem sendo derrubada para construção de um empreendimento imobiliário. Em disparada e desnorteado, o veadinho, que estava sendo perseguido por cães, saltou um muro e adentrou em um terreno com várias casas.

Imediatamente, Marcos solicitou apoio à Defesa Civil nesta delicada operação, pois o animal estava em um estreito corredor com saídas de acesso para uma movimentada estrada em terreno íngreme.

A operação foi um sucesso e, após o período necessário de observação no Rancho dos Gnomos, a equipe técnica sugeriu a soltura deste jovem macho saudável.

Em 05/11/2008, nossa equipe seguiu até a Reserva do Morro Grande, onde o belo animal ganhou novamente a sua liberdade. A soltura foi registrada pela equipe do programa "A Noite é uma Super Criança" e exibida na noite de 29/11/2008. Acompanhe a matéria de Otávio Mesquita, clicando aqui!





Missão Cumprida!!!

---

Também em 05/11/2008, chegou ao Rancho dos Gnomos, por meio da Defesa Civil, um frágil bebê de jaguatirica. Relatos contam que esse bebê foi encontrado sozinho ao lado de uma igreja em Caucaia do Alto/Cotia, onde lamentavelmente se observa a existência de diversos pontos de derrubada de mata para dar lugar a novos empreendimentos.

Neste caso, é bem provável que a mãe tenha morrido, ficando o bebê à mercê da sociedade humana.


Foram dez dias de muito tratamento, atenção e compaixão, mas não foi possível reverter seu lastimável estado de saúde. Marcos e Silvia seguiram assiduamente o tratamento 100% homeopático; no entanto, uma lesão na cabeça ocasionou a perda da visão e sucessíveis convulsões.

Logo no dia de sua chegada, sofreu uma forte convulsão à meia-noite e uma segunda convulsão às quatro da manhã.

Com o tratamento contínuo - cujo intervalo entre as medicações foi de 10 em 10 minutos no primeiro dia, de 20 em 20 minutos no segundo dia e, com o passar dos dias, mais espaçado foi ficando -, observou-se que o processo de convulsão praticamente se extinguiu, porém que outros problemas foram surgindo.

Ao término de uma semana, esse bebê estava mais equilibrado fisicamente e emocionalmente, mamando muito bem e até esboçando algumas brincadeiras típicas de filhotes da espécie. Ele se lambia e dormia serenamente.

Contudo, no dia 15/11/2008, esse lindo bebê dormiu e não acordou mais.

Fizemos de tudo para que ele se recuperasse e pudesse ter a chance de crescer e ser uma saudável jaguatirica, mas não foi assim que aconteceu. Ele está “livre”, e foi muito bom termos tido a oportunidade de poder cuidar e nos dedicar integralmente a mais esta vítima de um sistema desenfreado, irresponsável e ganancioso.

---

Em 09/11/2008, chegou ao Rancho dos Gnomos, novamente por meio da Defesa Civil, um bugio macho adulto com múltiplos ferimentos ocasionados por ataque de cães. Ao fugir desesperadamente de um desmatamento na mesma região da cidade, Caucaia do Alto/Cotia, caiu quando tentou pular de uma árvore para outra muito distante. Em seguida, foi atacado pelos cães.


Ao ser socorrido por moradores, o macaco necessitava urgentemente de procedimento cirúrgico.

Chegando ao Rancho dos Gnomos, foi anestesiado e submetido a limpeza e sutura dos profundos ferimentos.



Seu quadro não se estabilizou e, infelizmente, ele ficou “livre” em 17/11/2008.

---

Em 10/11/2008, um bugio macho idoso também chegou ao Rancho dos Gnomos trazido pela Defesa Civil, vítima do mesmo desmatamento em Caucaia do Alto/Cotia.

Este animal, por sua vez, apresentava diversas fraturas. Entre elas, duas eram expostas: uma no braço e uma no pezinho.




Após o exame de Raio X, o caso foi comunicado ao Dr. Luiz Arthur Giuffrida (Instituto Kosmos), que imediatamente mobilizou sua equipe (Dr. Fábio Futema, Dra. Sandra Braga, entre outros) para a realização de uma delicada cirurgia.








Passado o período crítico do pós-cirúrgico, Banzé se recupera muito bem. A cada dia, sua recuperação é visível: alimenta-se bem, toma sol e está totalmente integrado à Família Rancho dos Gnomos.

Felizmente, nosso caolho Banzé conseguiu passar por essa difícil fase de sua vida.




---


Às 2:00h da madrugada do dia 22/12/2008, ouviu-se uma sirene no portão do Rancho dos Gnomos: era uma viatura da Guarda Municipal de Cotia que solicitava socorro para um gato-do-mato macho adulto, encontrado caído à beira de uma estrada em Caucaia do Alto/Cotia.

 

Ao avistarem o animal, os comprometidos guardas (Sr. Valdinei, Sr. Jucinei e Sr. Coelho) não hesitaram em parar a viatura e prestar socorro a mais esta vítima.

Chegando na Base da Guarda Municipal de Caucaia do Alto, iniciou-se uma maratona, sem sucesso, de telefonemas para várias clínicas e veterinários da região. Sabendo que não podiam perder mais tempo, os guardas decidiram então trazer o animal para a sede do Rancho.

O gato-do-mato foi acolhido e examinado, constatando-se um problema neurológico que gerava falta de coordenação, além da perda parcial da visão. Felizmente, todavia, nenhuma fratura ou ferimento externo foi diagnosticado, o que sugere ser este um caso de envenenamento.



O animal está em observação - sendo tratado com medicina vibracional (homeopatia, floral e cromoterapia) - e vem demonstrando significativa melhora.

Estamos trabalhando e torcendo por um final feliz!
 

ALERTA:

Antes de adquirir terrenos ou residências em condomínios ou loteamentos que oferecem paz, tranqüilidade, bosques, etc., questione o que ali existia anteriormente. Se a resposta for alguma área verde, solicite esclarecimento verbal e por escrito de como foi feito o manejo dos animais humanos e não-humanos que por ventura ali habitavam e para onde foram encaminhados. Agindo assim, certamente a situação será outra: as grandes incorporadoras, construtoras e afins, ao se sentirem cobradas, serão moralmente obrigadas a verdadeiramente fazer a coisa certa. A maioria dos levantamentos (estudos de impacto ambiental) de fauna e flora são legalmente perfeitos, lindos e poéticos apenas no papel, mas a realidade dos fatos é presenciada diariamente pelo Rancho dos Gnomos, que nunca foi procurado por estas incorporadoras, construtoras e afins para saberem de suas vítimas.

PENSE PROFUNDAMENTE NISSO!!!

 

 

anterior        Página Inicial          próxima