Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Jacamim e mutum ganham novo e amplo recinto

  

            No dia 11/06/2004 foram inaugurados mais dois novos recintos no Rancho, construídos de forma retangulares e com abrigo, não maiores que 1,90 m de altura para as duas espécies de aves que habitam freqüentemente o solo. São o Mutum-pinima ou Mutum-de-penacho (Crax fasciolata), que vive no ecossistema de Cerrado e o Jacamim-de-costas-verde (Psophia viridis), encontrado apenas na região Amazônica.

 

           Ambas espécies estão na lista de animais ameaçados de extinção pelo IBAMA na categoria de “em perigo”. 

 

           No caso do Jacamim-de-costas-verde provavelmente se trata de um casal devido às diferenças de tamanho e comportamento. 

 

            Visando a preservação da espécie, o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos espera que em breve na nova casa, o casal consiga reproduzir em cativeiro, dando assim uma esperança de recuperação para essa espécie, além de descrever melhores metodologias de manejo e reprodução em cativeiro dessa belíssima ave. 

 

            Apesar de durante o dia forragear o solo, estas aves conseguem realizar pequenos vôos para se empoleirar ao entardecer e passar a noite. O mesmo ocorrendo com o Mutum, portanto os recintos devem atender as necessidades básicas e se possível especificas de cada espécie para uma manutenção correta em cativeiro.

 

         

anterior        Página Inicial          próxima