Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Mais uma história do famigerado tráfico de animais silvestres 

com conseqüências em todo o país

 

por Patrícia Nikitin Marcondes, bióloga

A PROVA DO TRÁFICO....  

Fato muito curioso ocorreu no dia 20 de janeiro. Sr. Pedro e sua esposa, moradores da Granja Viana/Cotia/SP, estavam de férias na Bahia, quando de repente viram um homem vendendo filhotes de papagaio à beira de uma estrada. O contato visual com aqueles filhotes debaixo de um sol muito forte não os deixou com a menor dúvida de que deveriam comprar os papagaios com a intenção de trazer ao Rancho dos Gnomos, pois acreditavam ser o melhor lugar para eles. E assim trouxeram os animais a São Paulo.

No dia 20, ligaram ao Rancho dos Gnomos e narraram o que tinha acontecido. O Santuário não recebe animais, a não ser de órgãos oficiais como IBAMA, Polícia Civil, Guarda Municipal etc. e pediu para que o Sr. Pedro encaminhasse os papagaios a uma delegacia, pois assim seriam encaminhados a um local como o Rancho dos Gnomos. 

Quando se entrega um animal silvestre espontaneamente a uma delegacia, por exemplo, a pessoa não sofre nenhum tipo de sanção penal. É bom lembrar aqui que ter um animal silvestre em casa é crime, previsto na Lei 9605/98.

Enfim, depois de um dia inteiro de conversas, o animal entregue aos Oficiais da Granja Viana, eles entraram em contato com a Guarda Municipal de Cotia/SP que encaminhou os papagaios ao Rancho dos Gnomos. Com a equipe do Santuário já mobilizada para dar assistência aos animais, surge a grande surpresa: não eram filhotes de papagaios e sim maritacas jovens!

Este fato verídico acontece muitas vezes por este Brasil. Pessoas de bem, como o Sr. Pedro e sua mulher, cheios de boas intenções que têm esta atitude a fim de salvar 3 vidas, não têm idéia do que ocorreu. O traficante da Bahia, que vendeu os filhotes, tem a consciência de que pessoas assim existem e que vão comprar os animais, o que as pessoas não sabem é que quando eles levam os filhotes, ele tira mais três da bolsa para comover mais pessoas. Usam maritacas que enganam bem os leigos.

Nesta história tudo está errado. Quando você se deparar com esta situação, deve denunciar o traficante. Assim você não erra em retirar o animal do seu estado de origem, e não comete o crime de transportar este animal, muitas vezes erroneamente de um local para o outro e ajudando ao mesmo tempo a natureza. Todo o nosso ecossistema é muito delicado, é como em um quebra-cabeça, que quando se perde uma peça, às vezes não se monta mais.

Quem gosta de papagaio de verdade, deveria gostar de vê-lo voar em liberdade. Deixar que a natureza tomasse seu rumo e que cada ser cumpra o seu papel. Passarinho não merece viver em gaiolas. Papagaios, araras e maritacas não podem e não devem tomar café com leite na cozinha de sua casa! Sagüis, bugios e outros primatas devem pular de galho em galho e não de armário em armário na sua casa! Lugar de cobra é no seu habitat natural, não em um terrário, assim com iguanas, jabutis, aranhas e outros animais que desempenham papel tão fundamental e necessário a mãe natureza.

Quer um animal de estimação mesmo assim? ADOTE um gatinho ou um cachorrinho!!

  

anterior        Página Inicial          próxima