Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Ouriço: resgatado pelos bombeiros, trazido ao Rancho 

e retorno à natureza - seu habitat natural!

Em 16 de agosto o Corpo de Bombeiros trouxe ao Rancho dos Gnomos um jovem ouriço. 

Foi resgatado na região, estava acuado em cima de uma árvore, e em baixo da árvore crianças com pedras nas mãos e alguns cachorros, nessa desesperada situação, o Bombeiro foi chamado, resgatou o assustado animal e entregou para nossos cuidados. 

Dra. Claudia o examinou e constatou que estava em perfeita condição de saúde, apesar de muito estressado. 

Após dois dias de observação, foi decidido em soltá-lo, pois estava em condições adequadas para retornar a liberdade. 

Assim foi feito, em 18 de agosto a equipe do Rancho dos Gnomos se deslocou à Reserva do Morro Grande para libertar o lindo ouriço. 

Gaiola aberta e lá vai nosso amigo em direção a sua merecida liberdade. 

MISSÃO CUMPRIDA!!!

  

  

   

O Ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis) é um animal que mede entre 30-65 cm, mais 35 cm de cauda e pode vir a pesar até 5kg.

Tem como habitat as florestas tropicais úmidas e sua longevidade chega a 10 anos em vida livre e até 17 anos em cativeiro. É bom lembrar aqui que vivem mais em cativeiro devido a falta de predadores que eles tem na natureza.

Seu corpo é coberto por espinhos que chegam a medir 10 cm de comprimento. Quando se sente ameaçado ele “levanta os espinhos” se tornando assim quase que inatingível, por isso os outros animais o evitam. Os espinhos quando atingem a pele entram levemente mais vão cada vez mais fundo.

Vivem em cima das árvores e usam a sua cauda para se locomover. Tem hábitos noturnos, saindo de sua casa em troncos de árvores atrás de folhas para se alimentar.

anterior        Página Inicial          próxima