Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Filhotinhos de gambás encaminhados ao Rancho, 

após serem encontrados na bolsa marsupial de animal em óbito

 

No dia 16.09.05 chegaram ao Rancho dos Gnomos cinco filhotes de gambá (Didelphis sp.), pelo Corpo de Bombeiros. Estes foram encontrados na bolsa (marsúpio) da mãe morta por um cachorro, sendo resgatados pelo proprietário do animal agressor. 

Os gambás são os marsupiais brasileiros mais conhecidos pela maioria das pessoas, pois certas espécies como Didelphis albiventris e D. aurita são considerados como fauna sinantrópica. A reprodução desses marsupiais é um pouco diferente da maioria dos mamíferos conhecidos no Brasil (ver boletim n° 10). A gestação desses gambás dura de 12 a 14 dias, sendo que o embrião sai do útero com aproximadamente 1 cm e se desloca até o marsúpio, onde irá terminar o seu desenvolvimento, tempo este que pode levar de 2 a 4 meses dependendo da espécie.

Devido a precocidade dos filhotes encontrados, torna-se difícil a sua manutenção, sendo necessário cuidados extras, apesar dos esforços da equipe, todos os filhotes acabaram por vir a óbito. 

anterior        Página Inicial          próxima