Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

PL relativo a animais em circos tramitando no Senado Federal:

ativistas em ação no lobby

 

  

 

Nos dias 24 e 25 de abril de 2006 estivemos (Rancho dos Gnomos: Renata F. Martins, Maicon Radeschi e Hugo Henrique Cassettari e ANIDA: Andréa Lambert) em Brasília para fazer alguns trabalhos de lobby em relação a lei federal que então tramitava no Senado Federal concernente à questão dos animais em circos. 

 

Projeto de Lei de autoria do senador paranaense Álvaro Dias, que pretende reconhecer os circos como patrimônio cultural e acaba por legalizar a presença de animais nestes inaceitáveis espetáculos públicos, sob os auspícios de se regulamentar a situação.

 

Após quase longos 3 anos de tentativas de diálogos e trabalhos de lobby com o autor do citado PL, bem como de seu relator senador também paranaense Flávio Arms, e ambos mostrando-se irredutíveis em relação à questão dos animais, única fonte de discórdia nossa em relação à pretendida lei, partimos para o trabalho de lobby olho-no-olho com nossa ida até Brasília, pois trata-se de um momento crucial para a votação do PL na Comissão de Educação do Senado.

 

Muito andamos pelos corredores brasilienses, entregando ofícios, documentos oficiais e firmando diálogos.

 

Após bastante esforço, parecia que finalmente houvéramos conseguido demover o relator senador Flávio Arms em relação à questão dos animais, sendo que em alto e bom som e na frente de várias pessoas o senador deu-nos sua palavra que estava convencido que animais não deveriam permanecer em circos e que alteraria seu voto.

 

Porém, para nossa surpresa, uma semana após nossa ida à Brasília, apesar de em sua declaração de voto o citado senador dizer-se contrário à presença de animais em circos, manteve seu relatório, o qual acompanhava a intenção inicial do senador Álvaro Dias, qual seja, a regulamentação dos animais em circos. No mínimo um tanto incoerente, pois a fala fora uma e a ação outra totalmente discrepante, além de não haver honrado a palavra que nos havia dado há apenas uma semana.

 

Atualmente o citado PL foi encaminhado para a Câmara dos Deputados, e, em breve, soltaremos informativo extraordinário com maiores detalhes, bem como sugestões de ação de cada um de nós, para colaborar com um lei federal contrária aos animais em circos e não o contrário!

 

Agradecimentos especiais a Fátima Dias, WSPA Brasil e Karlinhos que colaboraram com nossa ida a Brasília.

 

 

anterior        Página Inicial          próxima