Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Defesa Civil de Cotia passa por três dia de palestras

e interações com a equipe do Rancho dos Gnomos

 

  

 

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2007 o Rancho dos Gnomos realizou o curso “Direitos dos animais: notas introdutórias, legais e práticas”, cujo público alvo foi a Defesa Civil da cidade de Cotia.

 

Tal curso ocorreu após ofício enviado ao Rancho dos Gnomos pela Defesa Civil de Cotia, requerendo a viabilização de um curso sobre manejo de animais silvestres, especialmente por conta das crescentes queimadas e desmatamentos na cidade, o que tem tirado centenas de animais de seus habitats naturais, em verdadeiros crimes ambientais.

 

No primeiro dia o tema abordado foi “Direitos dos animais: notas introdutórias”, tendo os idealizadores Silvia e Marcos Pompeu, a bióloga Patrícia Nikitin Marcondes, o psicólogo e estudante de Biologia Luis Martini e a advogada Renata de Freitas Martins abordado temas como tráfico de animais, animais em circos, rodeios, indústria de peles, rinhas, vivissecção, apresentação do dia-a-dia dos trabalhos no Rancho dos Gnomos, dentre outros.

 

Já no segundo dia, temas técnicos foram abordados com mais profundidade. Com o tema “Direitos dos animais: notas legais e práticas”, a bióloga Andréa Filomena Freixeda discorreu sobre o manejo da fauna silvestre e a advogada Renata F. Martins traçou um histórico sobre Direito, leis, Direito Ambiental e Direitos dos Animais.

 

Finalmente, no último dia de curso, todos assistiram ao vídeo “A Carne é Fraca”, produzido pelo Instituto Nina Rosa, o qual trata sobre as questões atinentes ao vegetarianismo, já que todos os membros da Defesa Civil mostraram-se interessados no assunto após se deliciarem com os almoços vegetarianos fornecidos pelo Rancho dos Gnomos durante os dias de curso. Neste dia também puderam conhecer um pouco mais dos animais tutelados pelo Rancho, sabendo suas histórias, bem como foi realizada confraternização entre todos, com alguns momentos de descontração. 

 

Foram dias de grande troca de experiências e informações, com uma programação rica e intensa e temos certeza que a parceria Rancho dos Gnomos e Defesa Civil com certeza cada vez torna-se mais positiva e produtiva em prol do ambiente.

Agradecemos à Firmenich e ao Sacolão Saúde, que colaboraram com patrocínio para a viabilização do citado curso.

  

 

  

 

   

 

  

 

 

anterior        Página Inicial          próxima