Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Novos integrantes da Família do Rancho: Nina Rosa, Harama e Gavião-carcará

por Patrícia Nikitin Marcondes

NINA ROSA

Este lindo bebê de veado-catingueiro chegou ao Rancho dos Gnomos no dia 30/10/2004. A mãe provavelmente não sobreviveu às constantes queimadas ou desmatamentos ocorridos na região de Santana do Parnaíba, em São Paulo, onde este animal foi prontamente socorrido e encaminhado aos cuidados de sua mãe humana, Silvia Pompeu. Tem aproximadamente 1 mês de vida e está sendo tratada com leite de cabra na mamadeira. 

O veado catingueiro (Mazama gouazoubira) é um animal que vive em florestas tropicais e se distribui geograficamente no Panamá, Venezuela, Peru, Colômbia, Argentina e Brasil. Vivem por cerca de 13 anos, têm hábitos diurnos e noturnos e costumam ser solitários.

Podem chegar a 25 quilos e medir cerca de 60 centímetros. A reprodução vai de julho a setembro, gestando apenas um filhote por vez.

Na natureza se alimentam de folhas, brotos e gramíneas e em cativeiro comem ração, vegetais e verduras.

Este cervídeo possui glândulas de cheiro características. Têm chifres pequenos e simples, com cerca de 7 centímetros.

Estão em vias de extinção principalmente devido à caça e ao tráfico de fauna silvestre. É rápido e atinge grande velocidade quando perseguido.

Obs.: Agradecemos a visita da Sra. Nina Rosa (Instituto Nina Rosa) à sede do Rancho dos Gnomos, bem como sua atenção e colaboração com sua nova "afilhada", a veadinha Nina Rosa, que recebeu este nome em sua homenagem.


HARAMA

  

Os leões são animais extremamente fascinantes. Vivem em bando de aproximadamente 30 indivíduos, onde machos disputam o território pelas fêmeas. Chegam a pesar até 250kg e medem cerca de 3 metros (com a cauda).

 Os machos são muito imponentes, fortes, a juba majestosa, um rugido forte que fazem do animal o “rei da selva”. Mas são as fêmeas que caçam, em grupo, e garantem a sobrevivência do mesmo. O macho tem apenas a função reprodutora e de proteger o território. Porém, quando há o abate de uma presa, são os machos que comem primeiro, depois de totalmente satisfeitos é que as fêmeas e os filhotes poderão se alimentar.

São carnívoros (predador e necrófagos – comem carne já em estado de putrefação), com hábitos crepusculares – caçam ao entardecer. As suas presas preferidas são: gnus, zebras, búfalos, gazela de thomson, girafa, antílope-saltador, etc. Os leões machos necessitam de aproximadamente 7 kg de carne por dia, enquanto as fêmeas necessitam de 5kg.

Chegam a viver cerca de 20 anos, porém em cativeiro se estende para 30. Vivem na África, pequena porção na Índia, Bálcãs e Grécia, sendo o seu habitat as savanas.

A gestação deste animal varia entre 100 e 120 dias, uma ninhada por ano, que pode gerar de 2 a 6 filhotes, sendo que na maioria das vezes fica entre 2-3.

Com todos estes dados não é difícil de imaginar quantos filhotes de leões nascem por ano no Brasil, dentro dos circos que não tem nenhum tipo de controle de natalidade. Assim os filhotes são vendidos e sofrem todos os tipos de maus tratos, como serrar seus dentes e arrancar-lhes as garras.

Foi assim que depois de uma apreensão em um circo em Rondônia, a Polícia Militar Ambiental encaminhou uma leoa (Panthera leo) para um zoológico no Estado de São Paulo onde permaneceu por um ano no setor “Extra” do mesmo. O setor extra de um zoológico corresponde a um local onde os animais que não podem ser expostos ao público permanecem por tempo indeterminado, normalmente até conseguirem um local maior e mais apropriado. Devemos deixar bem claro aqui que o setor extra não é a proposta dos zoológicos, é apenas um local de passagem!

No dia 14/10/04 Harama, a leoa apreendida, foi encaminhada para o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos onde está em tratamento para se fortalecer e poder suportar uma anestesia para que se realizem os procedimentos necessários como exames, check-up geral entre outros. Após todos os exames, ela será remanejada ao seu novo e espaçoso recinto, onde permanecerá com outros leões.


GAVIÃO CARCARÁ

Na tentativa de voar, um gavião carcará macho, caiu de uma árvore e foi capturado pela população que estava preocupada com a saúde e bem estar do animal. O gavião foi levado ao Corpo de Bombeiros de Barueri que o encaminhou ao Rancho dos Gnomos no dia 09/11/04. Hoje ele está em tratamento para depois de fortalecido retornar à natureza.

O gavião carcará é uma bela ave que tem cerca de 60 centímetros de comprimento. Tem a coloração parda com manchas brancas na cauda, peito e garganta e uma crista negra no alto da cabeça.

Estes animais se distribuem geograficamente desde o sul dos Estados Unidos até a América do Sul. Se alimentam de todos os tipos de restos de animais mortos, seja nas estradas quanto nas florestas, podem comer insetos e lesmas.  

anterior        Página Inicial          próxima