Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Novos integrantes da Família do Rancho

        No mês de agosto o Santuário Rancho dos Gnomos recebeu diversos animais dos órgãos oficiais e que agora fazem parte de nossa família. Infelizmente, alguns deles chegaram muito debilitados ou machucados.

        Um dos novos integrantes é um bicho-preguiça (Bradypus variegatus), encontrado pelo Corpo de Bombeiros próximo ao "Rodoanel", nas margens da rodovia. Atualmente este animal encontra-se em bom estado de saúde, alimentando-se bem e demonstrando uma boa adaptação em seu novo lar.

        Outro integrante, fruto do crescimento urbano desordenado e conseqüente desmatamento, encontrado por um munícipe, o qual entregou o animal à Defesa Civil, com histórico de atropelamento é um sagüi-de-tufo-preto (Callitthrix penicillata). Após avaliação clínica constatou-se que o animal não apresentava nenhuma escoriação ou fratura,, mas foi diagnosticado um problema neurológico provavelmente originado por traumatismo na região da cabeça. Este esta sendo medicado e se encontra em recuperação.

        Recebemos também a solicitação de apoio de Adelaide Ferraz, presidente da Sociedade Amigos da Natureza (SAN) para socorrer um frango-d’água (Gallinula chloropus) com entorse articular da pata direita. Ao exame clínico verificou-se uma fratura intra-articular, havendo a necessidade de amputação do membro. Atualmente a ave se encontra totalmente adaptada com a ausência da pata. Em breve estará junto com outros indivíduos da mesma espécie em no nosso lago.

        Ainda se tratando de aves recém chegadas ao Rancho dos Gnomos, recebemos um tucano-do-bico-verde (Ramphastos dicolorus) encontrado no quintal de uma residência e trazido pelo Corpo de Bombeiros. Além deste também vieram outras aves como três araras (Ara ararauna), duas maritacas (Aratinga leucophthalmus) e dois papagaios (Amazonica aestiva) que se encontravam no SAAE (Saneamento Ambiental de Água e Esgoto), localizado no município de Amparo, e que solicitou ao Rancho dos Gnomos a acolhida dos animais. As aves se encontram em observação na quarentena aguardando para serem colocadas nos recintos específicos. 

anterior        Página Inicial          próxima