Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Retrospectiva 2007

 

por Renata de Freitas Martins

Jurídico Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

 

O ano de 2007 foi mais um ano cheio de acontecimentos no Rancho dos Gnomos, assim como em situações diversas relacionadas aos direitos dos animais.

 

Logo no começo dos ano a agitação foi total por conta de uma denúncia de um leão em estado deplorável que estava vivendo na cidade de Cariacica, no Espírito Santo. Após mobilizações, conseguimos ir até o local e efetuar o resgate do animal, que hoje em dia vive feliz no Rancho dos Gnomos (Clique aqui e relembre a história completa de Darshan).

 

Assustador foi o número de animais recebidos vitimados pelas obras do trecho sul do rodoanel, bem como por conta de queimadas. Foram veados, preguiças, gambás, macacos, dentre outros, todos em estado deplorável de saúde.

 

A educação ambiental esteve em alta, como sempre. Foram muitos os colégios e turmas recebidos. Ressalto inclusive como um ano de desafios especiais, pois tivemos contato com turmas totalmente opostas, fazendo com que nos adequássemos a cada situação e tendo de fato sido cada uma das turmas um desafio especial.

 

Em termos de estrutura logística contamos com a possibilidade de belas melhorias, graças à ajuda de colaboradores bem próximos aos nossos trabalhos: canil, araril, recinto para papagaios e início da construção de um novo escritório.

 

A mídia, de forma cada vez mais intensa, também deu grande espaço e destaque para os trabalhos do Rancho, bem como a todo e qualquer pauta atinente aos direitos dos animais. Foram diversas matérias importantes e com grande repercussão. Dentre elas, não podemos deixar de destacar duas: o Repórter Record exibido no mês de abril e o Globo Reporter exibido em agosto. Ambos programas foram grandes marcos de disseminação de informação à grande massa, com importante resultado de conscientização.

 

Outra bela novidade do ano foi que, finalmente, conseguimos colocar nossa lojinha no ar, cheinha de produtos e a qual tem feito grande sucesso! Para acessar nossa lojinha clique aqui. Um boa novidade em relação à lojinha do Rancho também vem para o pessoal do ABC! Dois estabelecimentos comerciais estão com catálogos impressos com todos os produtos a venda em nossa lojinha, podendo os interessados fazer seus pedidos nesses locais. São eles: VEG-Armazém, em Santo André e Barracão, em São Bernardo do Campo.

 

A participação de ecovoluntários vindos ao Rancho por meio do Ecovolunteer Program também foi bastante intenso, sendo que recebemos pessoas vindas da Holanda, Bélgica, França, EUA e Brasil. Aliás, no mês de julho, qualquer um que estivesse de corpo presente no Rancho com certeza se sentiria na Holanda. (rs)

 

Em termos legislativos tivemos mais alguns Municípios aderindo à promulgação de leis locais proibitivas à presença de animais em circos, com as quais tivemos o prazer de poder colaborar, bem como no Judiciário algumas vitórias importantes foram conquistas. Detalhes sobre esses dois assunto estão abordados no tópico relacionado neste boletim.

 

Agora cá estamos no ano de 2008, rogando que possamos sempre fazer mais e melhor em prol de todas as formas de vida!

 

Bom ano a todos!

 

anterior        Página Inicial          próxima