Sobre a ASERG 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

O Rancho dos Gnomos atendeu diversos pedidos de ajuda. Confira os novos casos.

Dia 10/12/2007, o cão da “Fundação Maria Carolina” (
www.fundacaomariacarolina.org.br) retorna ao Rancho dos Gnomos para acompanhamento médico-veterinário. Acompanhe a primeira consulta no boletim e a evolução do seu tratamento.




---

Dia 02/01/08, um munícipe encontrou uma Coruja Suindara debilitada próxima á sua residência, e a entregou para Defesa Civil de Cotia-SP. A coruja foi atendida no Rancho dos Gnomos, mas infelizmente seu estado debilitado não a poupou, e ela veio a óbito no mesmo dia.



Dia 12/02/2008 as crianças da FMC encontraram um pássaro “Anu” ferido, e pediram a ajuda do Rancho. Infelizmente ele não resistiu e veio a óbito dois dias depois.



---

Certo dia, o permacultor Chelah Gonzá  encontrou uma cachorrinha muito debilitada vagando próximo ao Rancho. Ele tentou se aproximar, e comunicou o Rancho sobre o estado dela. Ele teve a permissão de capturá-la e trazê-la para ser avaliada, já que o seu estado era deplorável, porém na hora em que ele tentou se aproximar, ela correu e fugiu muito assustada.

Dias depois (05/02/2008), um munícipe bate a porta do Rancho “exigindo” ajuda para uma cachorrinha muito debilitada que vagava pela região. Com muita sarna, quase sem pêlos na cabeça, uma corda apertada amarrada no pescoço, e visivelmente frágil e assustada, quase que um milagre ter sobrevivido naquela condição lamentável. 

Felizmente, era a mesma cachorrinha que dias antes o Chelah tentou pegar.



Muitos a viram vagando sem rumo. Com certeza ela foi enxotada de vários lugares pela sua condição degradante, e mesmo assim ninguém tomou alguma providência para a sua melhora, até que um jovem munícipe de 19 anos, tentou do seu modo pedir ajuda para ela.



No início um ar de arrogância o tomou: para ele o Rancho dos Gnomos tinha obrigação de recolher os animais naquele estado, mas depois de explicarmos sobre o problema do abandono de animais em nosso município, do trabalho do Rancho, das dificuldades em atender todos os animais que precisam de tratamento, e do descaso da prefeitura com os animais, ele pôde se despedir talvez mais consciente sobre esse grave problema social que é o abandono de animais, e quem sabe, passar o que aprendeu adiante.

A cachorrinha finalmente pôde receber o tratamento. Assim que entrou por nossos portões, foi levada para tomar um banho com produtos especiais, e também foi tosada.

Um mês depois já podemos ver o resultado positivo do tratamento, e a sua alegria. Chelah – como foi batizada em homenagem ao permacultor do Rancho - é ativa e peralta como todo filhote em fase de descobertas e crescimento.

Vejam o antes e o depois.



Chelah está totalmente recuperada!

---

Dia 28/02/2008 a funcionária do Rancho Cleide Pompeu ao fazer um caminho não rotineiro para o Rancho dos Gnomos, encontrou uma gatinha atropelada na guia de uma avenida de tráfego de veículos no bairro da Lapa-SP. Ao constatar que a gatinha não se levantava, ela fez o retorno com o seu carro, e foi salvá-la.
Ao chegar ao Rancho, a gatinha recebeu os primeiros socorros, onde constatou-se intenso ferimento em membro posterior direito, e perda parcial da cauda. Após três dias de tratamento, foi necessária a amputação.




A cirurgia aconteceu na UIPA pelo Dr. Claudio, sua recuperação foi incrível e hoje podemos vê-la correndo pelo Rancho feliz da vida, mesmo com suas três patas.



---

Dia 22/02/2008 o Rancho dos Gnomos resgatou uma porca com o seu filhote, que há mais de uma semana vagavam perdidos pelas redondezas, comendo lixo e bebendo água de esgoto e da chuva.  O curioso foi que por três dias seguidos, ela batia e empurrava com muita força o portão do Rancho, em um gesto explícito de pedido de socorro.

Tentamos retardar a abertura do portão, pois embora muito magra e necessitada, corria um boato na região que ela tinha um "dono", mas no terceiro dia de muita insistência, não nos restou outra alternativa a não ser deixá-los entrar. 




Apesar de grandes, estavam com muita fome e visivelmente desnutridos.

Mesmo sem local adequado para essa nova e pequena família, eles passaram por consulta com as veterinárias do Rancho e um cardápio foi criado para eles.



Após serem acolhidos, o Marcos foi até a delegacia de Cotia registrar um B.O. de preservação de direito.

As semanas se passaram, mamãe porca e filhote foram ganhando peso e demonstrando muita alegria de viver, fuçavam e rolavam na terra, banhavam-se de lama, comiam, brincavam e descansavam tranquilamente, todos notavam que a cada dia ela engordava mais, mas, não queríamos acreditar na hipótese mais provável.

Para nossa grande surpresa, após um mês de sua chegada, em uma tarde ensolarada vem a notícia de que essa mamãe porca estava em trabalho de parto, conclusão, 14 bebês "rosinhas" acabavam de nascer. Devido a quantidade de filhotes, com o passar dos dias 5 filhotinhos morreram.

Hoje estamos com uma grande família de 12 lindos e gorduchos porcos, pois, antes desse acontecido, Belinha, uma graciosa porquinha já havia chegado ao Rancho.

Agora que estão todos saudáveis, eles precisam encontrar novos lares, pois, as frágeis instalações do Rancho, não permitem oferecer uma vida confortável para uma família tão grande.

Caso você possa e queira ajudar esses  adoráveis  e inteligentes  amigos, entre em contato com o Rancho.

Eles precisam de um recinto maior e apropriado.

Contatos:
ranchodosgnomos@uol.com.br

---

Dia 26/02/2008 algumas crianças solicitaram ajuda do Rancho para castração de um cão. O Rancho ficou à disposição para fazer o procedimento, solicitando apenas o custo dos medicamentos usados na cirurgia. Infelizmente o Rancho dos Gnomos não tem recursos para atender a todos que nos pedem ajuda, e por esta razão, contamos com a participação da própria população para a divisão dos custos.
Até o momento estamos aguardando o retorno, mas não voltaram mais.

---

Dia 03/03/2008, um munícipe pediu ajuda ao Rancho para o pit-bull do seu irmão. O cão tinha bicheira nas costas, várias manchas estranhas pelo corpo e apresentava otite (infecção no ouvido). A veterinária do Rancho aplicou o medicamento nos ferimentos, e indicou os remédios que o “proprietário”  deveria providenciar para a melhora dele.



---

E no dia 05/03/2008, mais um munícipe pedindo auxílio para o seu cão com bicheira.

 

Em 25/03/2008 um cão muito debilitado foi encontrado próximo ao Rancho por Patrícia, uma de nossas veterinárias. Leia o relato do caso contado por ela:

Quando saímos do Rancho já era noite, devido a estrada estar com problemas, mudamos o caminho, indo para um lado mais deserto e escuro; após  uns 100 metros da entrada do Rancho, encontramos um cão em decúbito lateral na estrada de terra, apesar do frio que fazia naquela noite, o animal não se mexia, paramos o carro e fomos até ele, que apresentava-se extremamente apático e com provável anemia devido suas mucosas estarem claras;  além de miíase (bicheira) em diversas partes do corpo, inclusive na gengiva. Ligamos para o Rancho solicitando ajuda, enquanto isso fizemos a manobra. Quando entramos no carro, o animal levantou a cabeça, como se estivesse com medo que o deixássemos ali; o Marcos chegou ao local e o trouxemos para o Rancho. Durante os primeiros socorros o animal teve uma parada cardiorrespiratória e apesar de todo o esforço para inverter o quadro, o animal não resistiu e veio a óbito.

 

Sentimos muito por não termos conseguido salvar esse amigo, mas para nossa consolação, ele morreu cercado de cuidados, respeito, compaixão e amor, certamente o que não teve durante sua vida.

 

 

anterior        Página Inicial          próxima