Conheça quem apoia os nossos resgates.
Nos ajude mensalmente. Saiba como!
Assista aos vídeos do nosso dia a dia.
Siga-nos pelas redes sociais.
Dúvidas? O Rancho Responde!
Bootstrap Slider
Página Inicial Cotia-SP, 25 de Fevereiro de 2017



Área do Associado

E-mail:
Senha:
Lembrar senha 




Educação Ambiental


(Esta atividade está temporariamente suspensa)

Nós, Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (ASERG), somos uma Organização Não-Governamental sem fins lucrativos e estamos movidos por uma filosofia de convivência harmoniosa entre os seres que habitam o planeta. Pregamos a ajuda mútua, onde não há melhor ou pior, mais ou menos importante, mas uma troca integrada de informação e de forças.

Temos como missão difundir nossa filosofia mediante a educação ambiental e acreditamos ser essa a maneira mais adequada de colaborar para reverter a caótica situação do meio ambiente nos dias de hoje.

Nosso objetivo é informar e despertar nas pessoas a consciência sobre o que pode e deve ser feito por cada um de nós seres-humanos para melhorar a vida dos demais seres vivos sencientes (os animais) e, conseqüentemente, nossa própria vida. Acreditamos, inclusive, que se todos os seres-humanos tivessem consciência ecológica e ambiental, além de respeito à vida animal, não haveria necessidade de Santuários.

Segundo a Constituição Federal, Capitulo VI, Artigo 225, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (...)”

Inciso VI -
“promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”;

Inciso VII -
“proteger a fauna e a flora, vedadas na forma da lei as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies e submetam os animais a crueldade”.

Sendo assim, o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos vem contribuindo para um mundo ecologicamente correto e justo para todos os seres vivos.

Fornecer educação ambiental é uma de nossas prioridades, já que entendemos ser fundamental promover o auto-conhecimento: somente depois que o homem conhecer a si mesmo, entenderá que é preciso preservar para se ter uma vida estável.

Atuamos na prevenção das inúmeras ocorrências relacionadas à degradação do meio ambiente.

Os objetivos da educação ambiental são:

1. Conhecimento;
2. Capacidade de avaliação;
3. Conscientização;
4. Participação;
5. Atitudes;
6. Mudança.

Programa de Educação Ambiental

As crianças/jovens (pré-agendadas) chegam ao Santuário Rancho dos Gnomos por volta das 11:30hs, onde são recebidas pela equipe do Santuário, dando-lhes as boas vindas e fazendo uma breve apresentação sobre os trabalhos que o Rancho dos Gnomos desenvolve.

Chegada no Santuário


 

Acomodados na Cabana Educacional, a interação com os animais domésticos ocorre naturalmente.




Na seqüência, palestras sobre:

  • Tráfico de animais silvestres;
  • Animais em circo;
  • CCZ / carrocinha – tutela responsável;
  • Vivissecção;
  • Especismo;
  • Técnicas substitutivas para o ensino;
  • A cruel indústria da pele;
  • A cruel indústria da rinha;
  • A cruel indústria do rodeio;
  • Permacultura;
  • Interação em grupo.
     

Todos os temas são acompanhados por data show e apresentação de instrumentos usados no tráfico de animais, rinhas, peles, etc.




Interação em grupo e brincadeiras para entendimento das leis de proteção aos animais e meio ambiente.

Apresentação dos instrumentos usados em rinhas.




Apresentação de artigos confeccionados com peles de animais.


Nas palestras, acontece uma enriquecedora interação entre a equipe do Rancho dos Gnomos e as crianças/jovens (relatos, experiências, perguntas, dúvidas, histórias, etc.).

Após essa interação, as crianças/jovens são divididas em pequenos grupos e, juntamente com os monitores, realizam um passeio pelo Santuário para conhecerem os animais e suas histórias, agrofloresta, tratamento dos dejetos dos leões e tigre, biodigestor, composteira, horta orgânica, etc.







Na seqüência, participam do plantio de uma árvore, onde o nome da escola é afixado.


Após mãos lavadas, os participantes se dirigem ao refeitório, onde recebem um nutritivo e saboroso lanche.

A hora do lanche é uma hora tranqüila e agradável, acompanhada por suaves músicas, onde toda ansiedade acumulada durante as atividades é equilibrada.



Há interação e brincadeiras com os grupos sobre os temas abordados. Ao final, todos recebem o certificado de participação.

Interação e brincadeiras que valem prêmios.

Entrega do kit informativo e certificado.

Algumas horas vividas no Rancho dos Gnomos, através do referido programa, oferecem aos participantes a noção exata de nossos atuais problemas ambientais e, principalmente, esclarecem o que cada um de nós, cidadãos brasileiros, pode fazer para minimizar a depredação da fauna e flora, colaborando assim para a construção de um mundo mais justo e equilibrado para todas as formas de vidas; garantindo-se aí uma vida estável para as futuras gerações.

Este é o nosso maior objetivo: INFORMAR, EDUCAR E CONSCIENTIZAR, contribuindo assim na formação de cada indivíduo. Quando lidamos com experiências diretas, a aprendizagem é mais eficaz:


Aprendemos através dos sentidos:

  • 83% visão;

  • 11% audição;

  • 3,5% olfato;

  • 1,5% tato;

  • 1% gustação.

Retemos:

  • 10% quando lemos;
     
  • 20% quando ouvimos;
     
  • 30% quando vemos;
     
  • 50% quando vemos e executamos;
     
  • 70% quando ouvimos e logo abordamos;
     
  • 90% quando ouvimos e logo realizamos.


O programa educacional do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos é oferecido para alunos da rede pública e particular de ensino de todo o Brasil.

O valor da taxa para participação no referido programa é de R$ 65,00 por criança/adolescente, estando incluso neste valor o lanche, monitoria, kit informativo e certificado de participação. Portanto, toda e qualquer contribuição será revertida única e exclusivamente para viabilização do trabalho educacional realizado com a escola.
Obs.: Este programa educacional também pode ocorrer em período integral com almoço. Caso haja interesse, solicite tal opção.

Acreditamos que, ao final de uma tarde vivida no Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, os participantes estarão aptos a mudanças de valores e comportamentos no seu dia-a-dia. Conhecerão as origens, causas e conseqüências da degradação ambiental, podendo assim fortalecer o exercício de sua cidadania.

Desta forma, o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos acredita contribuir para a formação de seres inteligentes, capazes de uma visão ampla da realidade natural e humana. Por conseguinte: humanos mais capazes e felizes.


Sejam sempre bem-vindos!

  • Este programa atende crianças acima de 8 anos;

  • Grupos de no mínimo 30 e no máximo 50 alunos por visita;

  • Para cada 20 alunos, será oferecida 1 cortesia para professor;

  • O programa ocorre semanalmente, com duração de aproximadamente 6 horas / período da tarde;

  • Todo o programa é acompanhado e supervisionado por Silvia e Marcos Pompeu – idealizadores e fundadores do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos -, além dos demais profissionais.

Silvia e Marcos Pompeu, fundadores do Rancho dos Gnomos.




Observações importantes:


1) A visita somente será desmarcada em caso de chuva ou qualquer outro motivo que independa de nossa vontade (caso o valor da taxa de visita já tenha sido pago, o mesmo será devolvido).

2) A visita será confirmada mediante envio de lista com nome completo e idade de todos os participantes, com até 15 dias de antecedência à data agendada.

3) Caso algum participante não possa efetivar a visita, pedimos a gentileza de nos informar com até 7 dias de antecedência à data agendada; caso contrário, será cobrado 50% (cinqüenta por cento) do valor da taxa para cobrir os gastos referentes à visita.

4) Caso algum potencial participante tenha alergia, medo, pânico, trauma, fobia em relação a qualquer espécie animal, sugerimos que não participe de nosso programa educacional, já que o mesmo é acompanhado diretamente por alguns moradores do Rancho dos Gnomos (cães, gatos, pavão, galinhas, etc.); caso contrário, haverá grande desconforto para o participante, bem como para o animal.

5) Para os problemas mencionados acima, tratamentos vibracionais podem ajudar (homeopatia, floral, musicoterapia, cromoterapia, aromaterapia, acupuntura, etc.). Sugerimos que os interessados entrem em contato com a Farmácia de Manipulação “O Alquimista” (www.alquimista.com.br – Fones: (11) 3862-5342 / 3862-2575) e solicitem falar com a Dra. Graziela ou Dra. Izabel. Elas poderão auxiliar com fórmulas exclusivas para cada caso ou indicar médicos especialistas com foco na medicina vibracional.

Informações e reservas:

Fone: (11) 4616 2703 - (11) 4616 8063 (Silvia / Marcos)
Fax: (11) 4616 2703
E-Mail: contato@ranchodosgnomos.org.br


“NÓS DEVEMOS SER A MUDANÇA QUE DESEJAMOS VER NO MUNDO"
Mahatma Gandhi / 1869 – 1948