Conheça quem apoia os nossos resgates.
Nos ajude mensalmente. Saiba como!
Assista aos vídeos do nosso dia a dia.
Siga-nos pelas redes sociais.
Dúvidas? O Rancho Responde!
Bootstrap Slider
Página Inicial Cotia-SP, 19 de Maio de 2019



Área do Associado

E-mail:
Senha:
Lembrar senha 




Feliz Aniversário, Dra. Irvênia Prada!

Texto reprozido do site ARCA BRASIL: http://www.arcabrasil.org.br/noticias/0902_rabichos.html

Fevereiro de 2008

Rabichos

Uma vida dedicada aos animais
Irvênia Prada, um dos maiores nomes da veterinárias no país, comemora 70 anos em fevereiro



A Dra. Irvênia Prada, Veterinária Solidária Honorária comemora 70 anos e a proteção animal comemora junto! Foram décadas que essa sensível profissional dedicou à saúde e bem-estar dos animais e à defesa desses seres com quem o homem divide sua existência no planeta.

A trajetória de Irvênia se destaca pela ousadia em buscar novos caminhos e superar paradigmas. Ela foi a primeira de uma família humilde na cidade de Itobi (SP) que decidiu vir morar em São Paulo, em uma pensão, para cursar veterinária na Universidade de São Paulo (USP). Foi a primeira veterinária mulher a concluir um doutorado no país, em 1970.

Para escrever sua tese, situada na área de anatomia animal, teve trabalho dobrado: “Ela escondeu a terceira gravidez até o quinto mês, ou seja, até defender o doutorado. O orientador não queria que tivesse mais filhos dizendo que iria arruinar sua carreira.”, narra Cristiana Prada, filha de Irvênia e também veterinária.

Casada com Flávio Prada, renomado professor de nutrição da FMVZ-USP, ex-presidente pro-tempori do CRMV-SP, Irvênia é mãe de quatro filhos, dos quais seguiram sua carreira. Cristiana, com quem a ARCA conversou, é presidente da Pró-Carnívoros, respeitada organização que atua pela conservação desses mamíferos e seus habitats. O marido dela, Aulus Carciofi, também é veterinário e professor da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP-Jaboticabal).

Quem foi aluno de Irvênia na USP, não poupa elogios. “Ela foi minha professora de anatomia 1991 e suas aulas eram excelentes. Me impressionei de cara com sua postura em relação aos animais, seu respeito e amor. Foi maravilhoso tê-la como professora já no primeiro ano, foi um importante estimulo para seguirmos em frente”, conta Rosângela Ribeiro, responsável técnica da ARCA Brasil e professora da Universidade Anhanguera.

“Ela é um ser humano iluminado, que nos encoraja a mudar e a pensar diferente em relação à vida e aos animais, nos mostrando que é possível agir diferente que a maioria, que é possível ser extremamente competente mesmo não aderindo aos métodos ortodoxos de ensino e pesquisa”, completa Rosângela.

Entre os frutos plantados pela médica durante a vida estão dois livros: “A Questão Espiritual dos Animais” e “A Alma dos Animais. Uma Abordagem Acadêmica”. As obras falam da principal questão defendida cientifica e religiosamente pela veterinária: de que os animais são seres sensíveis e sencientes, ou seja, sentem dor e sofrem como os seres-humanos.

E quem está pensando que a idade intimidou a aniversariante, errou completamente! Além de nadadora, ela é professora emérita da USP, continua defendendo ativamente os animais, é espiritualista atuante e participa de palestras e debates sobre religião e defesa animal.

À Irvênia, a equipe ARCA Brasil deseja toda a felicidade que ela merece, como ser humano por seu exemplo de vida e de amor pelos animais.

Para conhecer mais o pensamento de Irvênia Prada, acesse
http://www.arcabrasil.org.br/noticias/301105_irvenia.html

http://www.arcabrasil.org.br/noticias/0807_congresso.html

---

O Rancho dos Gnomos deseja que muitos aniversários se repitam para a Dra. Irvênia e que esta nova geração de médicos-veterinários sigam o seu belo exemplo.

Feliz Aniversário, saúde e felicidades!
Família Rancho dos Gnomos