Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Animais que foram vítimas do desenvolvimento (?) humano 

recebidos no último mês no Rancho dos Gnomos

 

Textos: Patrícia Nikitin Marcondes, bióloga

DUNDUM – O veado catingueiro órfão que encontra novo lar

  

O delegado da cidade de São Roque foi solicitado pelos moradores de uma chácara local onde acharam um filhote com aproximadamente 10 dias de veado-catingueiro. Os moradores resolveram então não se aproximar do animal na esperança da mãe do veadinho ir ao seu encontro. 

No dia seguinte, Dundum continuava a chorar quando mais tarde houve a confirmação de que sua mãe foi morta provavelmente víitima de caçadores. O delegado de São Roque, sem saber onde levar o animal, entrou em contato com o delegado de Vargem Grande Paulista, que por sua vez solicitou o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, que prontamente foi buscar o seu novo morador no dia 18 de dezembro de 2004.

Hoje Dundum está muita bem, alimentando-se com o auxilio da Família Rancho dos Gnomos, junto com Nina Rosa, que havia chegado mês de novembro (clique aqui e leia a notícia). 

   

Neste mesmo dia, quando a equipe do Rancho dos Gnomos retornava com Dundum, avistamos alguns garotos de aproximadamente 14 anos com estilingues na mão. Sem sombra de duvidas, o Rancho parou o carro e exerceu a sua função que é INFORMAR, EDUCAR e CONSCIENTIZAR a população para que novos crimes contra a mãe natureza não ocorra mais. Lembre-se que nós devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo (Mahatma Gandhi).


 RATÃO DO BANHADO

    

No dia 21 de dezembro de 2004, um ratão do banhado foi se abrigar dentro de uma caixa de força. Por quê?

Porque seu lar está sendo destruído com as inúmeras queimadas, desmatamentos para a construção de condomínios de luxo. Porque o se humano está destruindo florestas e muitas outras áreas em troca de seu luxo e conforto.

Mas pense bem, quem será a última vítima? Hoje estamos destruindo matas, poluindo o ser vivo chamado PLANETA TERRA, será que amanhã teremos este planeta que nos fornece o ar e a água tão necessários a nossa sobrevivência? A natureza logo começa a responder com pequenas e até mesmo grandes catástrofes....pense nisso....

Mas o nosso animal em questão foi capturado pela Defesa Civil que solicitou o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos para resgatá-lo.

Ao chegar ao Rancho dos Gnomos, ele passou por uma avaliação completa pela nossa equipe, que optou pela devolução imediata deste animal à natureza uma vez que se apresentava em ótimas condições para um animal que sempre esteve em vida livre.

O ratão do banhado foi solto na Reserva Florestal do Morro Grande, uma área de Proteção Ambiental sob responsabilidade da SABESP. A Reserva do Morro Grande  tem 4200 alqueires de mata nativa, 70 km de perímetro ao seu entorno e abriga importante biodiversidade da flora e fauna como macacos, onça-pintada, jaguatirica, quatis, tucanos, arapongas e a cotia que empresta seu nome ao município de Cotia/SP, onde está localizada. É um patrimônio da humanidade e importante reserva da biosfera do cinturão verde da cidade de São Paulo.

É na Reserva do Morro Grande que se encontram os rios Capivari, dos Peixes, Cotia e da Graça, que faz parte do sistema alto Cotia que abastece cerca de 420 mil pessoas com água tratada pela SABESP, que está também em parceria com a CETESB, USP, UNICAMP, Polícia Militar Ambiental etc. O Rancho dos Gnomos também conta com esta parceria para a realização de soltura de animais que tem ocorrência na reserva, com a devida permissão da SABESP e IBAMA.

Existe a possibilidade de se fazer uma visita monitorada na reserva, que recebe cerca de 12 mil pessoas por ano, sendo a maioria delas estudantes. O telefone para agendar visitas é o (11) 4616-8088.

  

  

 

anterior        Página Inicial          próxima